(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026

‘Boa gestão na distribuição das vacinas é fruto do nosso compromisso no combate à Covid-19’, afirma o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel

Levantamento do Ministério da Saúde mostra que Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais distribuiu vacinas contra Covid-19 aos municípios, com índice de 86,8%. O desempenho é 17,6 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Sergipe, que tem índice de 69,2%.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel, a boa gestão na distribuição das vacinas é fruto do compromisso do Governo do Estado com a população.

A distribuição em Mato Grosso do Sul está sendo feita pelas polícias militar e civil e pelo Corpo de Bombeiros. A agilidade na distribuição foi determinada pelo governador Reinaldo Azambuja.

“Eu determinei a distribuição para todos os municípios em 24 horas ou, no máximo, em 48 horas. Os 79 já receberam. E aqui fica um alerta: com a chegada da vacina, muitas vezes abre-se uma percepção de que a pandemia acabou. E ela não acabou! Mais do que nunca nós precisamos do uso de máscaras, precisamos do isolamento, precisamos nos cuidar para proteger a vida de todos aqueles que nós tanto amamos”, disse o governador.

Das 180.760 doses contabilizadas em Mato Grosso do Sul, 156.974 já chegaram aos municípios e as outras 23.786 estavam em trânsito, conforme o painel.

O secretário de Saúde Geraldo Resende explicou que o governo quer agilidade na imunização, mas prezando pela transparência, tanto que vai lançar o “Vacinômetro”. “O painel será público e apresentará os seguintes dados das vacinas: total de vacinas recebidas; a quantidade de doses aplicadas; aplicação das doses por grupos prioritários; além da consulta por laboratório fornecedor”, contou.

Leia  Vitiligo: saiba mais sobre esta doença autoimune, não contagiosa e imprevisível

Em Mato Grosso do Sul, as cinco cidades que receberam maior quantidade de vacina foram Dourados (30.598 doses), Campo Grande (26.806), Amambai (11.932), Miranda (11.700) e Aquidauana (8.446).

A realidade é bem diferente no resto do país. Das 1.634.401 doses repassadas aos estados, apenas 20,4% foram entregues nos municípios do interior.

Até o momento, Mato Grosso do Sul recebeu cerca de 190 mil doses. No dia 18 de janeiro, o Estado recebeu o primeiro lote com 158 mil doses da vacina Coronavac. Já o segundo lote chegou ao Estado no dia 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford.