(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 01 de Fevereiro de 2025

Acadêmicos dos cursos de engenharia ambiental e física compõem equipe que atuou no treinamento dos agentes de trânsito de Ponta Porã.

Uma equipe da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, coordenada pelo professor Edmilson de Souza, dos cursos de engenharia ambiental e física, está efetuando um treinamento de policiais militares, agentes da Guarda Civil Municipal e fiscais do meio ambiente, para que eles possam agir no combate à poluição sonora em Ponta Porã.

O treinamento foi iniciado na manhã desta quarta-feira, no Centro Internacional de Convenções. Edmilson está acompanhado pelos acadêmicos João Lucas Alves, Caroline Moreira e Gabriela Moreira (curso de engenharia ambiental) e Reginaldo de Oliveira, do curso de física.

A presença da UEMS em Ponta Porã se deve a uma parceria estabelecida com o Ministério Público Estadual e também os órgãos que atuam na segurança pública tanto estadual quanto municipal.

Na abertura do curso, o promotor de justiça, Gabriel Rodrigues Alves, promoveu a entrega de quatro aparelhos utilizados para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, intensidade de sons, servindo como referência para que as autoridades possam coibir o som alto, uma das maiores reclamações da população de Ponta Porã.

O trabalho da UEMS foi elogiado pelas autoridades locais: “há muito tempo a população cobrava uma atuação efetiva das autoridades para coibir este tipo de abuso que perturba o sossego alheio. Conseguimos adquirir os equipamentos através de um Termo de Ajustamento de Conduta e procuramos a UEMS para que fosse feito o treinamento dos agentes que vão utilizar os equipamentos. Hoje estamos entregando dois decibelimetros para a Polícia Militar e dois para o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A vinda da UEMS aqui para efetuar o treinamento destes agentes demonstra a preocupação desta instituição com a nossa cidade. Estamos gratos à UEMS pela ajuda”, declarou o promotor.

Leia  Grandes nomes do atletismo mundial vão participar de corrida em Ponta Porã

O presidente da Câmara municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira, declarou que, agora, Ponta Porã tem as condições indispensáveis para fazer valer a “lei do silêncio”, de sua autoria juntamente com o vereador Caio Augusto, que estabelece punições para quem perturba o sossego alheio produzindo a poluição sonora.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais, também parabenizou as instituições envolvidas com o treinamento, dizendo que o trabalho desenvolvido pela UEMS neste caso específico “vai contribuir para que possamos combater uma das maiores reclamações dos moradores do município. Temos mais de 100 agentes cuidando do trânsito na cidade, mas faltavam os recursos necessários para agir com precisão. Agora,m com os equipamentos e o treinamento dos agentes feito pela UEMS, atingimos a condição ideal para atuar”, declarou Ludimar, elogiando a atitude da UEMS em promover o treinamento de quem, vai atuar no combate à poluição sonora em Ponta Porã.

Reportagem – Nivalcir Almeida