(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
IMG_0200

Menor município de MS é o 13ª no ranking estadual de transparência, capital é o 54º

A Prefeitura, que subiu 14 posições, desenvolve o “Transparência +”, para elevar a exatidão na prestação de contas 

 Entre os menores municípios em expansão territorial e o menor em arrecadação, Figueirão se destaca no quesito transparência, segundo relatório divulgado pelo Ministério Público federeal (MPF). O órgão divulgou nesta quarta-feira (8), o Ranking Nacional dos Portais da Transparência de todos os municípios brasileiros. Na colocação estadual, Figueirão está na 13ª colocação, do total de 79 município, empatado com Aparecida do Taboado e Rio Negro. Segundo a Prefeitura Municipal de Figueirão, que passou de 27ª colocada ano passado, para 13ª este ano, uma nova ferramenta, chamada “Transparência +”, está em desenvolvimento, para elevar o nível de transparência dos atos administrativos e alcançar melhores posições no ranking.

Em uma escala empregada pelo Ministério Público, que avalia a transparência com notas de 0 a 10, Figueirão subiu 2,9 pontos, passando de 5 pontos, no ano passado, para 7,9 na avaliação atual. Figueirão fica à frente de municípios mais estruturados como a capital, Campo Grande,  que neste ano caiu, de 24º lugar em 2015 para a pior nota entre as capitais brasileiras, ficando na 54ª colocação estadual.

De acordo com a controladora interna da Prefeitura Municipal de Figueirão, Frasia Catarina de Araújo, a metologia para elevar a transparência está relacionada à alimentação contínua e eficaz de sistemas internos. “A nossa equipe de trabalho alimenta o portal da transparência através de 
sistemas informatizados que enviam as informações de alguns setores, nós 
temos um controle diário do Portal, em responder com agilidade as 
solicitações que a população nos envia, e também pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) presencial que está centralizado 
na recepção da prefeitura”, pontua Frasia.

Leia  Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS

Além da alimentação constante do Sistema, a gestão participou de capacitações, pela Controladoria Geral da União, e realizou palestras com os secretários e alguns funcionários mencionando a importância e o cumprimento da Lei nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso a Informação (LAI).

Segundo o prefeito, Rogério Rosalin (PSDB), apesar de alguns desafios, como o sinal de internet no município. “Nossa maior dificuldade é a internet para poder alimentar o portal, no site oficial da Prefeitura, pois as informações nem sempre é via sistema, e sim, por dados que os servidores informam. Mas como transparência está entre nossas prioridade, rompemos barreiras para arcar com as responsabilidade”, enfatiza Rosalin.

Para a avaliação os responsáveis levaram em consideração um questionário criado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), baseado nas “boas práticas de transparência”. O projeto fiscaliza o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos gestores municipais e estaduais. Leis que tornam obrigatórias e públicas a prestação de contas, bem como as informações sobre a arrecadação e gastos.

Receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, e acompanhamento da solicitação, estão entre os itens avaliados em todos os municípios brasileiros.

Diego Silva – Assessoria de Comunicação