(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
image001

Reinaldo e Alckmin debatem proposta conjunta de renegociação das dívidas dos estados com a União

Campo Grande (MS) – A renegociação das dívidas dos estados com a União foi pauta de mais uma reunião de trabalho do governador Reinaldo Azambuja. Nesta quinta-feira (5), ele e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniram no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para traçar estratégias de uma proposta conjunta de renegociação a ser discutida entre os governos estaduais, o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É fundamental buscar o equilíbrio financeiro dos estados. Em Mato Grosso do Sul, a dívida foi questionada judicialmente porque onera muito os cofres estaduais. Só de juros mensais são mais de R$ 100 milhões, por exemplo. Entendemos que essa dívida já foi paga pelos cidadãos e por isso queremos essa proposta conjunta para reforçar o ideal da segurança jurídica do pagamento”, disse o chefe do Executivo sul-mato-grossense.

Em abril, o pagamento da dívida de cerca de R$ 6 bilhões de Mato Grosso do Sul junto à União foi suspenso por meio de liminar do STF. Outros estados conseguiram a mesma medida, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Depois de emitir as liminares, o STF concedeu 60 dias para que os estados entrem em acordo com o Governo Federal para por fim ao impasse em torno do pagamento de suas dívidas com a União. Se não houver solução, a Corte voltará a analisar o cálculo que definirá o montante a ser pago.

Ainda durante o encontro no Palácio dos Bandeirantes, Reinaldo e Alckmin discutiram o fortalecimento da segurança nas fronteiras do País e pautas de interesse de Mato Grosso do Sul e de São Paulo no Congresso Nacional.

Leia  Reinaldo vai lutar por reforço federal na fronteira de MS como prioridade para segurança nacional

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: Alexandre Moreira, do Governo de São Paulo.