
Cheila ressaltou ainda que, além de garantir capacitação e promover o debate democrático, o Seminário representa oportunidade de integração. “Temos a participação de vereadores de todo o Estado, que podem conversar, trocar informações e experiências, firmar parcerias, o que também contribui para uma atuação mais correta e eficaz em seus respectivos municípios”, explicou. A participação é totalmente gratuita.
A abertura solene do XI Seminário de Vereadores de MS será realizada quinta-feira (25/06), às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, com apresentação do coral formado pelos servidores da Casa de Leis. Logo após, o presidente, Junior Mochi (PMDB), fará a palestra magna com o tema “A sociedade contemporânea e o atual quadro político no Brasil”.Palestras e debates – A programação recomeça na sexta-feira (26/06), às 8h, com a palestra “Estratégias de Marketing Político e as Mídias Sociais no Mandato e na Campanha”, a ser proferida pelo subsecretário de Comunicação do Governo do Estado, Rodrigo Mendes Ribeiro, que também é sociólogo e cientista político, pós-graduado em Marketing e com especialização em Comunicação Pública e mestrado em Ciências Políticas. Ribeiro é autor dos livros Marketing Eleitoral: Aprendendo com campanhas municipais vitoriosas e Marketing Político – O poder da estratégia nas campanhas eleitorais.
Em seguida, às 10h, o advogado Orlando Moisés Fischer Pessuti, de Curitiba (PR), falará sobre “Reforma Política”. Haverá intervalo para o almoço e, às 14h, apresentação cultural. Logo depois, o deputado federal Fabio Paulino Garcia (PSB/MT) palestrará sobre o “Pacto Federativo”. O parlamentar é membro titular da Comissão Especial do Pacto Federativo, destinada a analisar e apresentar propostas relacionadas à partilha de recursos públicos e respectivas obrigações da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
Segundo Garcia, desde a Constituição de 88 as atribuições, que eram exclusivas do Governo Federal, passaram aos municípios sem a contrapartida dos recursos devidos. “Houve o enfraquecimento do pacto, o que está sendo revisto na nova proposta, com diretrizes que garantam a distribuição de competências e atribuições entre os agentes públicos”, afirmou o deputado no último mês de abril, durante reunião para debater o tema, na Federação das Indústrias de MS (Fiems), em Campo Grande.
A programação do XI Seminário de Vereadores de MS terminará com o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, previsto para 16h30 de sexta-feira. O evento conta com o apoio da União das Câmaras de Vereadores de MS (UCV/MS) e parceria da Câmara dos Deputados e do Governo do Estado. As inscrições devem ser feitas via site:www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3389-6261.
Diretoria de Comunicação Social – foto: Roberto Higa/ALMS