(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025

Porto Murtinho foi um dos grandes protagonistas do Global Big Day 2025, realizado no dia 10 de maio, e mostrou toda sua riqueza natural ao registrar 214 espécies de aves em apenas 24 horas. O município ficou em 2º lugar no ranking estadual e se destacou no cenário nacional como um dos melhores destinos para a observação de aves, reforçando seu compromisso com a ciência cidadã e a educação ambiental.

A diversidade registrada incluiu aves residentes, migratórias e espécies típicas do bioma do Chaco, como o capacetinho, o pica-pau-de-barriga-preta e o alegrinho-do-chaco. Outro momento especial foi o registro inédito da marreca-de-coleira, uma espécie rara que reforça a importância da região para a conservação da biodiversidade.

As observações em Porto Murtinho aconteceram em locais como o Saladero Cuê, Chácara Flor de Ipê, Fazenda Anahí, estrada da Ingazeira, Fazenda Brasília, o dique e até quintais urbanos, onde moradores também participaram da ação. A presença de observadores locais, como a bióloga Regina Salazar, a diretora da Escola Thomas Larangeiras Roselete Flores Valensuela e o servidor da Câmara Municipal Gilcinei Souza, mostrou que a observação de aves está se tornando uma prática cada vez mais próxima da comunidade.

O evento ainda contou com nomes de peso da área ambiental e acadêmica, como a ornitóloga Maristela Benites, diretora do Instituto Mamede, o biólogo e cineasta Luiz Felipe Mendes, a professora da Universidade Federal do Tocantins Simone Mamede, a turismóloga Joana Darc dos Santos e o guia de observação de aves Lucas Yanai, da empresa Bonito Birding.