(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024

Área era palco de conflitos constantes entre nativos e fazendeiros

O presidente Lula (PT) deve voltar ao Mato Grosso do Sul no final do mês, quando visita a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João. É a terceira vez que o presidente vem ao Estado em 2024.

Conforme o Dourados News, inicialmente a vinda está marcada para 25 de novembro, uma segunda-feira.  Ele vem acompanhado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e outros integrantes do Governo.

Indígenas

A Terra Indígena Ñande Ru Marangatu era palco constante de confronto judicial e até armado entre indígenas Guarani Kaiowá e produtores rurais. Os nativos reclamavam a terra, enquanto os fazendeiros alegavam que a posse de parte do terreno estava na posse deles, conseguida legitimamente pelo Estado.

No entanto, em 25 de setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal mediou acordo entre as partes e determinou indenização aos possuidores das terras e sua consequente desocupação em favor dos indígenas.

Lula

A primeira visita do presidente foi em 12 de abril deste ano, quando o Frigorífico JBS lançou a primeira carga de carne bovina para a China. Em 31 de junho, o chefe da nação esteve em Corumbá, onde sobrevoou áreas atingidas por incêndios florestais e homenageou brigadistas do PrevFogo, do Ibama.

Quando esteve na Capital, em abril, Lula, em forma de ”brincadeira séria” pediu ao governador Eduardo Riedel (PSDB) que se unisse a ele e conseguisse comprar uma área para os nativos guaranis kaiowás. No dia, o gestor se MS, que estava ao lado do presidente, se mostrou favorável à sugestão.

Crédito: topmidianews