(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 23 de Novembro de 2024
Com 9 anos de existência, a Escola de Capoeira Grupo Memória oferece atividades esportivas e culturais aos moradores do Jardim das Mansões e região.

Outubro chega com muita alegria e aprendizado para a criançada no projeto “Capoeira, Memória e Cultura”. Com programação pra lá de especial, que inicia nesta quarta-feira (9) e vai até o dia 26 de outubro, na Escola de Capoeira Grupo Memória, que fica na Rua Barão de Campinas, 1944, Jardim das Mansões. A entrada é gratuita, com uma série de atividades voltadas para a valorização do brincar, o desenvolvimento artístico e a preservação ambiental, celebrando o Mês das Crianças, com ações que envolvem toda a família.

“As crianças são a renovação da capoeira e da cultura em geral. Promover uma programação como essa é uma forma de dar voz a elas e de reafirmar que a capoeira não é apenas um jogo ou uma luta, mas também um espaço para o desenvolvimento integral, que valoriza o lúdico, a memória e a consciência ambiental”, explica a idealizadora do projeto e professora de capoeira, Priscilla Coutinho.

Atividades – De hoje (9) até sexta-feira (11), das 15 às 20h, as crianças poderão participar da oficina ” Construção de Brinquedos Recicláveis” com o professor, artesão e brincante Levy Coutinho. Graduado em Educação Física e especialista em Metodologia de Ensino Superior, ele utiliza materiais recicláveis como matéria-prima para criar e recriar jogos e brinquedos tradicionais, explorando o universo lúdico e sustentável.

“As crianças são criativas por natureza e, na oficina, a gente vem com atividades que traz o lado lúdico com uma pegada sustentável, especialmente diante das mudanças climáticas e da necessidade de promover uma consciência ambiental desde cedo”, explica Levy que vai “ensinar as crianças a reaproveitar materiais para criar brinquedos. É uma forma de mostrar à garotada que é possível cuidar do meio ambiente enquanto se diverte”.

Leia  Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

Em celebração ao Dia das Crianças, 12 de outubro, será realizado na sexta-feira (11), das 14h às 18h,  o terceiro “Piquenique Brincante”, que acontece na sede da Escola de Capoeira Grupo Memória. “Será uma tarde de integração e alegria, com brincadeiras, rodas de capoeira e atividades recreativas que prometem encantar as crianças e reunir famílias em um espaço de convivência saudável e inclusiva”, detalha Priscilla.

E as atividades não param por aí. Na próxima semana, no dia 16 de outubro será realizada uma live (Instagram @pindorama.memoriacapoeira), às 18h30 com o Mestre Jagunço, do Rio de Janeiro, abordando a temática “Sons e Ritmos da Capoeira”, trazendo uma perspectiva musical e cultural da modalidade.

Sustentabilidade – “Neste mesmo dia, promoveremos também a ‘Vivência Memória Sustentável’, com visita dos alunos do Projeto Livres, do bairro Iracy Coelho, até a sede da Escola de Capoeira, no Jardim das Mansões. Na ocasião, haverá a entrega de lixeiras sustentáveis feitas artesanalmente pelo produtor cultural Maike Manute ao Instituto Livres.

E para fechar o mês, de 24 a 26 de outubro, o capoeirista Edinho Paraguassu ministrará a oficina “Rodas e Brincadeiras Cantadas e Danças Recreativas”. Referência internacional na arte de brincar, Edinho já ministrou mais de 1.500 palestras e cursos no Brasil e em países como Portugal e Paraguai, e agora vem compartilhar seu saber no projeto Capoeira, Memória e Cultura.

Paralela a toda essa agenda, o grupo segue com suas atividades de formação continuada de capoeira para crianças, jovens e adultos e segue com turmas às terças e quintas, das 15h30 às 21h. “No começo do mês, dia 2, apresentamos a tradicional ‘Puxada de Rede’ em eventos como a 16ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e ainda tem muita coisa para acontecer. No dia 18 de outubro, faremos, na APAE, a entrega de lixeiras recicláveis produzidas artesanalmente”, conclui Priscilla.

Leia  Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS

O projeto Capoeira, Memória e Cultura conta com financiamento do FIC – Fundo de Investimentos Culturais, da FCMS –  Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Setesc e ao Governo do Estado. Informações sobre o projeto pelo Instagram @pindorama.memoriacapoeira.

Serviço:
Mês da Criança – Projeto Capoeira, Memória e Cultura

Local: Escola de Capoeira Grupo Memória, Rua Barão de Campinas, 1944, Jardim das Mansões – Campo Grande.

9 a 11 de Outubro – Oficina Construção de Brinquedos Recicláveis, a partir das 15h.
11 de Outubro – Piquenique Brincante, das 14h às 17h.
16 de Outubro – Live Nacional com Mestre Jagunço RJ – “ Sons e Ritmos da Capoeira”e “Vivência Memória Sustentável/Visita na sede”, das 8h às 10h, pelos alunos do Projeto Livres, com entrega das lixeiras sustentáveis.
24 a 26 de outubro – Oficina De Rodas e Brincadeiras Cantadas e Danças Recreativas.
Formação Continuada de Capoeira – turmas infantil, jovens e adultos – aulas às terças e quintas-feiras, das 15h30 às 21h.
18 de outubro, Apresentação “Puxada de Rede” e entrega de lixeiras, na sede da Apae – Rua Carlinda Tognini, 251, Vila Progresso. A partir das 9h.

Reportagem: Aline Lira / Lucas Arruda