(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025

Candidato à prefeitura de Campo Grande, ele vai lutar pela educação e inclusão de pessoas com deficiência

Educação especial e conscientização são importantes para que as pessoas com deficiência se sintam respeitadas em Campo Grande. Valorizar esses dois pontos é necessário para que a pessoa perceba que faz parte de uma sociedade mais justa, e para que os demais cidadãos entendam melhor essa pauta e tenham mais empatia pelo próximo.

“Nós vamos investir na educação especial, conscientização e lutar pela inclusão dessas pessoas. Esse é um direito básico e todos merecem respeito”, destaca Beto Pereira, candidato à prefeitura da Capital. “Garantir uma educação de qualidade é o mínimo para os moradores”, reforça.

Fabio Celio Oliveira de Araújo, 47 anos, nasceu com disfunção neuromotora, com o braço e a perna do lado direito atrofiados. Sua mobilidade é reduzida e, por isso, diariamente ele enfrenta as dificuldades de ser uma pessoa com deficiência. “Sou atendente de call center. Pego ônibus todos os dias para o trabalho, mas tem gente que não dá lugar, não respeita e não entende. Isso é uma questão educacional e cultural, tem que trabalhar a conscientização”, afirma.

Beto entende a dor de Fabio e, por isso, planeja promover ações de combate a toda e qualquer forma de desigualdade social e violação de direitos. “Vamos trabalhar a conscientização das pessoas, focar na educação para mudar essa situação de descaso e desrespeito com as PCD”, afirma.

Para quem tem dúvida ou desconhece o assunto, vale dizer que a deficiência não é apenas a física. Há também a deficiência motora, visual, auditiva, intelectual ou mental, transtornos, entre outros. Em todos os casos, o respeito deve vir em primeiro lugar, no entanto, são nos detalhes que se veem os primeiros sinais do descaso com a educação especial.

Leia  Governo de Mato Grosso do Sul amplia conectividade com pontos de Wi-Fi gratuito na MS-040

“Os elevadores de ônibus, por exemplo, só quem usa são os cadeirantes. Outras pessoas com deficiência também poderiam usar, como quem tem mobilidade reduzida, por exemplo, idosos. No entanto, o direito não é garantido”, declara Fabio.

Para ele, tudo isso se resolveria com educação. “É preciso investimento na educação especial, desde o ensino infantil ao fundamental. Ter professor de apoio especializado. Falar sobre o assunto para que todos entendam”.  Fabio reforça: “É importante ter campanhas de conscientização, acessibilidade, incentivo ao trabalho, qualificação profissional, políticas públicas que realmente funcionem”.

Por isso, em sua gestão, Beto também quer promover ações de prevenção, proteção e superação dos riscos e violação de direitos dos diversos segmentos sociais: mulheres, crianças, adolescentes, idosos, povos, tradicionais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, migrantes e pessoas LGBTQIA+.

Apoio e Experiência

Beto Pereira traz consigo um extenso currículo de gestão pública. Em seus dois mandatos como prefeito de Terenos (2004-2012), promoveu mudanças significativas em diversas áreas, o que consolidou sua reputação como gestor eficiente. Agora, em sua candidatura à Prefeitura de Campo Grande, ele conta com o apoio de lideranças políticas de peso no Mato Grosso do Sul, como o governador Eduardo Riedel, os ex-governadores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli, além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).