Perdas no campo podem chegar a 50% ou mais da produção. Controle é feito combinando produtos biológicos e manejo cultural; especialista orienta
Parasitas de plantas, os nematoides prejudicam o sistema radicular, o desenvolvimento e absorção de água e nutrientes nas plantações. Invisíveis aos olhos, pois se alojam nas raízes das culturas, essas pragas têm efeito direto na produtividade. Atualmente, os sojicultores são os que mais efetuam esse controle: de acordo com dados da pesquisa Farmtrak, da Kynetec, 26% da área de soja, na safra 23/24, recebeu algum tratamento para nematoides. Esse percentual representa 17 milhões de hectares, sendo que 14 milhões foram com produtos biológicos.
“O manejo para nematoides tem que ser integrado, contínuo e considerar todo o sistema de cultivo. Os bionematicidas são os mais adotados para o controle de nematoides devido à eficiência dessas soluções no campo e, também, pelo custo-benefício e retorno sobre o investimento ao produtor rural”, diz Fábio Lemos, gerente de culturas e portfólio da FMC.
No Brasil, os produtores do Cerrado são os que mais adotam as soluções biológicas. Cerca de 40% da área tratada é feita com esse tipo de controle, aliado às boas práticas culturais. No entanto, na região Sul, outra importante área de plantação de soja, o controle para nematoides é menor que 10%, apresentando grande oportunidade para melhoria da produtividade e saúde do solo.
“É importante não subestimar o impacto dessas pragas. Adotar práticas de manejo é fundamental para conseguir uma colheita produtiva. Ao investir em um bionematicida, o agricultor protege a produtividade da lavoura, enriquece a microbiota do solo e melhora a saúde das plantas, promovendo um ambiente agrícola mais sustentável e equilibrado”, alerta Leonardo Antolini, gerente regional de marketing estratégico de Plant Health da FMC.
Na sojicultura, o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita) é um dos mais prejudiciais, pois suas deformações reduzem a capacidade das raízes de absorver nutrientes e água, resultando em plantas enfraquecidas e menos produtivas. Em infestações severas, as perdas no campo podem chegar a 50% ou mais da produção.
O nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) também é muito relevante, pois penetra nas raízes e causa lesões que facilitam infecções secundárias de doenças de solo. As plantas afetadas apresentam crescimento reduzido e menor eficiência na absorção de nutrientes, o que pode impactar negativamente de 30% a 50% a produtividade da lavoura.
Para o controle, os produtos biológicos podem ser recomendados no tratamento de sementes (TS) ou sulco de plantio. “Uma das soluções mais utilizadas é o Presence® Full, da FMC. Além de proteger a soja contra os nematoides, o produto melhora a qualidade do solo, aumenta a biodiversidade e torna o sistema agrícola mais resiliente às mudanças climáticas e outros desafios ambientais”, explica Leonardo.
As bactérias desse bionematicida agem na colonização do sistema radicular promovendo um biofilme natural que protege contra a penetração do nematoide e estimula o desenvolvimento radicular e a síntese hormonal nas plantas. Além disso, a presença das bactérias diminui a atratividade das pragas com as raízes, e os metabólitos produzidos pelos Bacillus inviabilizam a formação de novos ovos.
O Presence® Full é compatível com todos os produtos inseticidas, fungicidas, bioestimulantes e biológicos presentes no TSI ou no sulco de plantio, o que proporciona flexibilidade de uso, rendimento de plantio e otimização operacional para o produtor.
Sobre a FMC
A FMC Corporation é uma empresa global de ciências agrícolas dedicada a ajudar os produtores a produzir alimentos, rações, fibras e combustíveis para uma população mundial em expansão, ao mesmo tempo que se adaptam a um ambiente em mudança. As soluções inovadoras de proteção de cultivos da FMC – incluindo produtos biológicos, nutrição de cultivos, agricultura digital e de precisão – permitem que produtores, consultores de cultivos e profissionais de manejo de pragas enfrentem seus desafios mais difíceis economicamente e, ao mesmo tempo, protejam o meio ambiente. Com aproximadamente 5.800 funcionários em mais de 100 locais em todo o mundo, a FMC está comprometida em descobrir novos ingredientes ativos herbicidas, inseticidas e fungicidas, formulações de produtos e tecnologias pioneiras que sejam consistentemente melhores para o planeta. Acesse o site da FMC para saber mais e siga-nos no LinkedIn®.
FMC e o logotipo da FMC, assim como Presence® Full, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.