(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Pesquisa IBRAPE aponta segundo turno entre Beto e Rose em Campo Grande

Levantamento mostra Rose com 27,8% das intenções de voto, Beto com 20,2% e Adriane Lopes com 14,1%

Por: Luan Dutra Fonte: Por Anahi Zurutuza do Campo Grande News

Pesquisa do Novo Ibrape, encomendada pelo Campo Grande News, mostra que Rose Modesto (União Brasil) saiu na frente na corrida pelo comando da Capital. Ela aparece com 27,8% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Beto Pereira (PSDB), vem logo atrás, com 20,2%. Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição, é a terceira colocada, com a preferência de 14,1% dos entrevistados.

O levantamento estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores – mostra Camila Jara (PT) em quarto lugar, com 7,9% das intenções de voto e Beto Figueiró (Novo), com 1,9%. Jorge Batista (PCO), Ubirajara Martins (DC) e Luso Queiroz (Psol) pontuaram menos que 1%.

A campanha foi para as ruas há menos de uma semana e candidatos agora brigarão pelos votos dos 18,8% que se declaram indecisos.

Na pesquisa espontânea – quando não é mostrada a lista de candidatos aos entrevistados –, Rose também larga na frente, com 9,8%, mas quase empatada com Beto Pereira, que agrada a 8,9% dos participantes. Se levada em consideração a margem de erro – 3,1% para mais ou para menos –, há empate ainda com Adriane Lopes, que aparece com 7,4%.

Nesta simulação, a maioria (69,3%), na verdade, admite não saber em quem vai votar.

Rejeições e avaliação – Embora 39,6% dos entrevistados tenham dito que não descarta nenhum dos candidatos, as três candidatas mulheres são as que aparecem com maior rejeição: Adriane Lopes (13,3%), Camila Jara (12,%) e Rose Modesto (10,1%). Beto Pereira é rejeitado por 9,8% da amostragem.

Leia  Dia Nacional do Doador de Sangue é oportunidade para aumentar estoques do Hemosul

Apesar de ter o maior índice de rejeição, como já atua como prefeita, Adriane ainda foi avaliada pelo eleitorado participante de pesquisa e mostrou ter a gestão aprovada por  52,2% dos entrevistados, quando soma os índices ótimos e bom.

Em cenário que os participantes têm mais opções para avaliar a administração da prefeita, ela aparece com 28,6% de ótimo, 40,3% de regular e 31,1% de ruim ou péssimo. Há ainda mais uma simulação.

A pesquisa – A pesquisa é a primeira a ser divulgada pelo Campo Grande News nestas eleições. Em mais uma parceria com o Novo Ibrape, o maior jornal on-line de Mato Grosso do Sul vai divulgar outras quatro medições de intenção de votos nos candidatos a prefeito de Campo Grande, a cada 15 dias.

As próximas divulgações estão programadas para 5 e 19 de setembro, e a última pesquisa, será publicada em 3 de outubro, três dias antes do 1º turno.

(*) Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Novo Ibrape e registrada junto ao TSE de número MS-06546/2024. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 16 a 21 de agosto de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3.1% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo portal de notícias Campo Grande News.