O 1º Encontro Turístico Cultural Brasil Paraguay, a ser realizado no dia 19 de agosto (sábado), vai celebrar os 50 anos da Associação Colônia Paraguaia (ACP) com uma intensa programação, a partir das 8h, na sede da entidade, em Campo Grande (Rua Ana Luísa de Souza, nº 654, Universitário).
A iniciativa da ACP foi contemplada pelo edital Reviva Mais Turismo e, por isso, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), que assina o evento como parceira na realização.
De acordo com o diretor cultural da Colônia Paraguaia e organizador do encontro, Ricardo Zelada, a intenção é promover um aumento no fluxo de turistas para Campo Grande a partir da oportunidade de recursos que o edital Reviva Mais Turismo, lançado no ano passado, proporcionou.
“O projeto foi motivado pela implantação da Rota Bioceânica, esse trajeto tão importante, que atravessa o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Chile. Nossa intenção é promover a integração cultural entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, com palestras e atrações culturais do Paraguai e de Campo Grande”, afirma Zelada.
“Falamos em uma rota turística por meio de um circuito turístico entre Campo Grande, Porto Murtinho, o Chaco Paraguaio, Concepción, local que já conta com uma ponte construída sobre o Rio Paraguai, e Asunción, a capital paraguaia”, diz o organizador do encontro.
PROGRAMAÇÃO
Todas as atividades são de acesso gratuito. As palestras são voltadas para o público universitário e acadêmico. Interessados em receber certificado de participação devem realizar um prévio cadastro pelo link: forms.gle/bwV8LHhCUdMnTbbW6.
A programação do evento começa com uma breve explanação sobre a Rota Turística Rila – Rota Bioceânica, a ser apresentada por Ricardo Zelada, seguida pela palestra “Turismo em Campo Grande”, sob a responsabilidade do superintendente de Turismo da Capital, Wantuyr Tartari.
Wantuyr atua há 24 anos na gestão pública de Campo Grande e, desses, 18 foram dedicados ao turismo.
Foi professor, tendo uma experiência de 14 anos na docência, e ganhador do Troféu Nacional Mérito & Talento (2018), promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo.
“Influências das Tradições Culturais Paraguaias em Mato Grosso do Sul” é o tema da palestra seguinte.
Quem vai discorrer sobre o assunto é Priscila Palhanos, professora de História, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia (Unidoctum), mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com a temática “Aspectos Culturais dos Paraguaios em Campo Grande/MS”.
À tarde, o ciclo de palestras se inicia às 14h, com explanação sobre o tema “Turismo em Porto Murtinho e Chaco Paraguaio – Colônias Menonitas”, novamente com Ricardo Zelada. O doutor em Desenvolvimento Local Thiago Andrade Asato faz sua palestra na sequência, sobre o tema “Possibilidades de Turismo na Rota Bioceânica”.
Thiago é autor da primeira tese de doutorado envolvendo o turismo entre os pesquisadores dos quatro países da Rota Bioceânica, além de ser professor de Turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e de Administração na Novoeste.
O tópico a seguir é “Peabiru – Rota Guaranítica – Tape Aviru”, a ser abordado pela jornalista Juliet Sarai, que integra a União Continental Latino-Americana (UCL) e é diretora da Tape Aviru Paraguai.
ATRAÇÕES CULTURAIS
Durante todo o evento, apresentações culturais de artistas sul-mato-grossenses e paraguaios prometem abrilhantar a programação do encontro turístico cultural. A cantora Mirta Noemi Talavera, de Assunção, e outros nomes vão se apresentar para o público, uma vez mais, de forma gratuita.
E, como grande destaque da programação, está prevista a roda de “Terere Hape”, inspirada em um programa televisivo muito famoso no Paraguai, o “Terere Jere”.
Na ocasião, apresentam-se quatro novos talentos da música: a harpista Laurita, de Assunção (PY), a cantora Ysapy, de San Pedro (PY), a também cantora Milagros Medina, de Concepción (PY), e a cantora de chamamé Patrícia Cantaluppi, de Campo Grande.