Em 2020, a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, passou a contar com um novo modelo educacional na rede pública de ensino, O diretor da Escola Municipal Cívico Militar Cláudio de Oliveira, Júlio César, conta que a mudança não se limita à área administrativa, professores e alunos também foram impactados positivamente pela transformação.
O prefeito recebeu em seu gabinete na manhã de hoje(22/05) o Coronel Elexandre Rosas, coordenador estadual de ações públicas e sociais, acompanhado do Major Garcia, sub-comandante do 11º BPM da Polícia Militar de Jardim, para tratar da educação na escola Cívico Militar e as tratativas para o ano de 2023.
Também esteve o presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho, vereador Élbio Balta, disse que “Para o estudante, a qualidade do ensino e o convívio interno melhorou bastante, pois não há registro de ocorrências de violência e brigas. Disse Élbio Balta.
A parte externa também se beneficiou, porque diminuiu a presença de elementos estranhos. Disse o Diretor.
“Para os professores, temos a otimização do tempo em sala de aula. Os alunos se mantêm mais em sala de aula, porque a equipe ajuda a organizar a rotina interna”, completaram.
A corporação da Polícia Militar, indica os militares para a escola Cívico militar, os que tenham formação ou afinidade com a área. Mesmo assim, todos são capacitados.
Responsável pela direção disciplinar, o Major PM Garcia, conta que a equipe dos militares faz o acolhimento dos alunos, mantendo a organização, a disciplina e promovendo a formação cívica e de ordem básica, além de atender as famílias no caso de problemas disciplinares.Disse.
Uma pesquisa apontou que 85% dos entrevistados, entre professores, servidores, alunos e pais, aprovam o modelo.
O Prefeito Nelson Cintra disse que quase 100% concordaram que a escola passou a ser um lugar melhor para estudar. “Acho que isso mostra que o modelo está cumprindo seu papel, a partir do momento que o Estado fica mais presente, não só pelo braço da educação, mas pelo da segurança”, diz Nelson Cintra.