(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2024

Principal mercado da cidade também foi beneficiado com projeto de eficiência energética

O Mercadão Municipal, um dos principais pontos turísticos e gastronômicos de MS que recebe cerca de 6 mil pessoas por semana, agora faz parte do Projeto de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Energisa MS.

O ato simbólico de assinatura do contrato, com a presença dos comerciantes e da população, ocorreu nesta terça-feira (4), em Campo Grande.

O objetivo é trazer impactos sociais e ambientais com a substituição de equipamentos antigos por equipamentos modernos e eficientes, além da conscientização quanto ao uso eficiente de energia e benefícios alcançados durante o período de vida útil dos equipamentos substituídos. Além disso, a instalação fotovoltaica – energia elétrica produzida a partir da luz solar – trará aos associados economia na conta de energia de até 50% no final do mês.

O presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, ressalta a importância de o projeto alcançar e beneficiar mais um lugar significativo para o estado.

“Mais uma vitória para todos nós que lutamos por um serviço de qualidade para a nossa população. Daqui para a frente, o Mercadão será mais um importante espaço comercial com energia de qualidade, energia limpa e barata para todos”, afirma Assis.

“O Mercadão Municipal é um ponto turístico muito conhecido por aqueles que visitam o nosso estado. E para a Energisa, é gratificante participar da modernização deste ambiente que fomenta a economia local e projeta Mato Grosso do Sul em âmbito nacional”, destaca Marcelo Vinhaes, diretor-presidente da Energisa.

Conscientização e Economia

Por iniciativa da AGEMS e Energisa MS, tradicionais pontos de comércio e de turismo campo-grandense foram inseridos no Programa de Eficiência Energética que as distribuidoras têm que executar, segundo normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Anualmente, 0,5% da receita operacional líquida (ROL) da concessionária deve ser investido em ações de uso eficiente e incentivo de economia de energia. Os projetos precisam seguir os critérios previamente estabelecidos, e as agências reguladoras fazem também a fiscalização da execução.

O presidente da Associação o Mercadão, Cleuber Linhares, vê o projeto como uma valorização dos comerciantes e da própria estrutura para os próximos anos.

“Fomos presenteados com esse projeto justamente quando completamos 64 anos do Mercadão, que agora terá energia limpa com economia de 50%. A gente fica muito feliz com isso e só temos a agradecer à AGEMS e a Energisa por essa parceria”, afirma.

O diretor de Energia e Gás da AGEMS, Valter Almeida, destaca que a iniciativa tem grande relevância, pois atende de forma ampla os princípios do programa, que é o de promover a eficiência e economia no uso da energia.

“A AGEMS, inclusive, como Agência Estadual conveniada com a ANEEL, periodicamente avalia a integridade e a conformidade financeira dos projetos de eficiência energética realizados pelas distribuidoras que atuam no Estado”, pontua Almeida.

O Mercadão

O prédio, inaugurado em 1958, teve origem em uma feira livre que até os anos 50 ocupou uma grande área margeando os trilhos da Noroeste, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Sete de Setembro.

Passou por transformações e revitalizações ao longo dos anos. Em setembro deste ano, comemorou 64 anos de criação e agora terá mais eficiência no uso da energia limpa, priorizando o Meio Ambiente através da modernização