(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Vídeo retrata a diversidade de MS em Festival América do Sul Pantanal

Produção reúne artistas, riquezas naturais e outros ícones da identidade regional. Confira em http://youtu.be/2kjpBMnxfVs

De amanhã (20) até sábado (22), o 12° Festival América do Sul Pantanal abre espaço para produções autorais de vídeo vencedoras do “Soy loco por ti América”, concurso que envolveu alunos a partir do oitavo ano do ensino fundamental até universitários das redes pública e privada com a missão de produzir um vídeo de curtíssima metragem sob o tema “Mato Grosso do Sul: O Olhar da Juventude”.

Ganhador do segundo lugar da competição, o vídeo “Congruente”, produzido pelo acadêmico de Jornalismo da Uniderp, Gustavo França Maia, 22 anos, capta através da lente da câmera a diversidade que chega aos olhos de um militar, artista e futuro jornalista. O jovem, ao mudar-se do interior para Campo Grande, carrega consigo as memórias e as esperanças de quem vive em um estado de gente brava e heróica, cheio de belezas naturais. Ao mesmo tempo, se vê diante do dilema de conciliar circo, teatro, música, dança e poesia com a vida de militar.

Foram dois meses de trabalho que contaram com apoio de equipe técnica, amigos, familiares e a orientação da professora de telejornalismo da Uniderp, Angélica Sigarini. As gravações incluíram viagens ao interior do Estado, como em Ivinhema, onde foram feitas imagens da uma produção de mandioca, plantio expressivo na região e que deu origem a manifestações culturais. As participações de expressivos artistas, como o professor de teatro Jair Damasceno, o ator Yago Garcia, o mágico e mentalista Rick Thibau e o violeiro Marcelo Loureiro podem ser conferidas no vídeo. 

Na área dos esportes, atletas de destaque como as judocas Layana Colman e Camila Gebara, o nadador João Pena e a karateca CyntiaEzídio também entram para o time, todos internacionalmente premiados. “Tive a oportunidade de gravar com pessoas que têm um trabalho bastante conceituado, gente que eu já conhecia e já era fã. A ceramista Alexandra Camillo esteve recentemente na China representando o Brasil, e abriu as portas do ateliê para filmá-la moldando a argila. A grafiteira Marilena Grolli tem sua arte espalhada pelo Brasil inteiro, grafitou um muro só para a filmagem. O Roberto Higa, história viva da fotografia, parou em uma manhã de domingo para gravar na Praça Ari Coelho, foi uma honra e tanto para mim que estou ‘engatinhando’ na fotografia”, compartilha o jovem universitário. Somando às vivências também está a gravação com as bailarinas da Cia Dançurbana, Kelly Queiroz e Ingrid Pereira, que brilham na dança no Estado.

Leia  Primeiro Empretec Indígena do País floresce em solo Ofayé, entre pinturas e bordados que contam a história de um povo

O vídeo ainda traz cenas de riquezas naturais do Estado, como o Rio Aquidauana, o que segundo o acadêmico de Jornalismo representou uma aventura. “Fomos de moto, eu e o Luiz Santos, da equipe de produção que me acompanhou em quase uma hora de barco rio adentro, procurando o melhor lugar, com o melhor enquadramento”, conta.

Antes de integrar o time de vencedores, o trabalho do universitário foi avaliado por uma comissão julgadora que observou a coerência com o tema, o roteiro, a criatividade, a originalidade, a concepção e a apresentação do vídeo.  “Eu só soube do concurso em maio e tinha uns 20 dias pra gravar, editar, postar e me inscrever. Mas o prazo para inscrições foi prorrogado e gravamos o mês de junho inteiro além do que foi capturado em maio. Fizemos a edição no início de julho e deu tudo certo”, revela Gustavo, estudante do 4° semestre.

Em meio à rotina, muitas situações inusitadas, que, segundo o acadêmico, somaram à experiência pessoal e boas lembranças. “Na cena dentro do quartel do Exército, quem participa é um soldado que eu encontrei lá, de última hora, pois o soldado com quem eu havia combinado não pôde ir no dia. Outra curiosidade foi quando fui a Dourados, não consegui gravar com o grupo de Rap indígena BroMCs. Fiquei um pouco chateado. Dias depois o grupo veio cantar em Campo Grande e gravamos na Praça do Rádio”, relembra.

Com a meta cumprida de retratar a diversidade de Mato Grosso do Sul em apenas dois minutos, Gustavo orgulha-se da premiação que garante a participação no Festival América do Sul. “É uma recompensa ao desafio pessoal que me propus que vem acompanhado de um sentimento de profunda gratidão a todas essas pessoas que acreditaram no projeto e que toparam participar. Eu não sei se a exibição do vídeo vai me render outros frutos. Pode ser que sim, ou não, mas o maior fruto que eu poderia colher disso tudo, está aberto no canal Youtube e chama-se Congruente”, considera. O vídeo pode ser acessado no link http://youtu.be/2kjpBMnxfVs

Leia  Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque