(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
????????????????????????????????????

Ver. Presidente Maikon da Silva. Foto Luciano Vieira

O vereador, presidente da câmara de Caracol, Maykon da Silva (PT) fez indicação na ultima sessão ordinária (11) endereçada ao deputado estadual Paulo Correa solicitando que seja realizado estudo no sentido que a Rodovia ligando o município de Caracol a Bela Vista – MS 384, leve o nome do saudoso ex-prefeito e ex-vereador Oscar Ferreira Leite.

De acordo com Maykon, os relevantes serviços prestados pelo político em prol de Caracol o credencia a receber essa homenagem que seria justa, sua atuação política e pessoal em prol do município ficou marcado como um homem desbravador.

Historia

Oscar Ferreira Leite é descendente de família tradicional na política, foi o primeiro prefeito eleito em 1965 por votação direta, após sua emancipação política, tendo exercido o cargo por 20 meses em “Mandato Tampão”.

No ano de 1967, foi nomeado Juiz de Paz em Caracol, tendo exercido esse cargo por um ano. A 15 de novembro de 1968, foi eleito Vereador pela antiga ARENA- Aliança Renovadora Nacional, com expressiva votação.  Foi reeleito vereador para o período de 1973 a 1977 e atuando como Presidente da Mesa Diretora da Câmara.

Reelegeu-se vereador em 1977, exercendo mandato até 1982 e tendo sido o presidente da Câmara por mais um período. Quando exercia a Presidência da Câmara, foi nomeado Prefeito no ano de 1979, sendo chefe do executivo pro 19 meses, quando assumiu como Vereador.

Em 15 de novembro de 1985, filiado ao PMDB, candidatou-se como vice-prefeito e obteve vitória com 1269 votos. Em sua primeira gestão como Prefeito do Município, trouxe grandes benefícios para a população local. Conseguiu fazer a recuperação das principais ruas, utilizando-se de equipamentos rudimentares, tais como: carros de boi, pá e enxadão.

Trabalhou muito pela formação da infraestrutura da zona urbana de Caracol. Criou o FUNRURAL, para atendimento aos agricultores do Município. Construiu um pontilhão no Riacho D’água, que liga a cidade ao destacamento militar. Deu grande apoio ao esporte amador e fez a recuperação da Estrada que liga Caracol a São Carlos.

Já em sua segunda gestão como prefeito deu continuidade ao trabalho administrativo dinâmico que já havia iniciado. Conseguiu a implantação de energia elétrica motorizada para o município em 1980, proporcionando mais conforto para a população e meios mais modernos para a produção agropecuária.

Efetuou a obra estrada que liga Caracol a Porto Murtinho, uma excelente opção para o fluxo de escoamento da produção local. Reabriu a estrada que liga Caracol a Alto Caracol, fazendo o cascalhamento. Através de solicitação junto a SANESUL, conseguiu que fosse efetuada a perfuração de um poço artesiano e trouxe também a instalação das primeiras redes de água, mediante contrato válido para um período de trinta anos.

Providenciou mudanças positivas, como a criação de Posto Telefônico e implantação de Posto de Serviços da TELEMAT, para atendimento a população. Trabalhou junto ao Governo do Estado do Mato Grosso do Sul para instalação de aparelhagem com torre repetidora de imagens de televisão que possibilitou a recepção de sinais da Rede Globo de Televisão, através da TV Morena.

Foi responsável pela criação da COHAB, ficando registrada a criação do primeiro conjunto habitacional, com 80 casas populares. Criou um Posto de Saúde no Município e adquiriu uma Caminhonete Veraneio para funcionar como ambulância.

Enfim, Oscar Ferreira Leite foi um excelente administrador público, quando exerceu o cargo de prefeito de Caracol, trabalhou muito em prol de uma efetiva assistência à população mais carente, procurou levar sempre o atendimento necessário aos menos favorecidos.

Oscar Ferreira Leite, é natural de Caracol, nasceu dia 29 de janeiro de 1929. É filho de Libindo Ferreira Leite Filho e Nilda Rodrigues Leite, tiveram nove filhos: Elci, Elcinda, Doralina, Elenir, Eyde, Erenilda, Edirlene, Zilma e Zilmar (gêmeos).

Oscar Ferreira Leite iniciou seus estudos na igreja, em Caracol, prosseguiu com professores particulares, em casa. Casou-se aos 21 um anos de idade e, no ano de 1949, já iniciava atividade pecuária por conta própria.

D e acordo com o vereador Maykon da Silva, estou solicitando ao deputado estadual Paulo Correa para que veja com carinho este pedido, pois nós, Caracolenses, sabemos da grandeza de espírito que representou esse homem e não poderíamos deixar passar essa oportunidade de fazer esse pedido, pois, sabemos ter em nosso Parlamento Estadual um deputado que sempre se preocupou com nosso Município, e uma solicitação de todos os vereadores e de toda a população Caracolense.

Maykon afirmou que há dois anos vem pensando em fazer o pedido, o vereador disse que acredita na possibilidade de concretizar esse projeto e homenagear toda a família Leite.

Referente à criação da CPI ele acredita que fez seu papel enquanto vereador presidente, atendendo requerimento do Ministério Público acreditando que da melhor forma possível será conduzido os trabalhos da comissão processante, finalizou Maykon da Silva.

Ademir Mendonça – com informações da assessoria de Imprensa