(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Nesta semana, representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) visitaram a 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados com o objetivo de apresentar pesquisas de desenvolvimento de novas tecnologias para o projeto Sisfron – Sistema de Integração de Monitoramento de Fronteiras.

Participaram do evento, a reitora em exercício da UEMS, Eleuza Ferreira de Lima, professores e alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade, que integram o grupo de pesquisa de computação aplicada.

“A perspectiva é que este projeto que está sendo executado pela UEMS, de desenvolvimentos de novas tecnologias nacionais, possa ser utilizado no projeto Sisfron”, explicou o Coronel Fernando dos Anjos Souza.

De acordo com a reitora, Eleuza Lima, a participação dos professores da UEMS nesse projeto possibilitaria uma parceria igualmente favorável às duas instituições. Segundo Eleuza, o exército tem uma estrutura de última geração e a UEMS tem o conhecimento necessário para que essa estrutura seja utilizada da melhor forma possível.

A UEMS é a primeira Universidade, em Dourados, a buscar parceria com o Projeto Sisfron, objetivando a verificação de aplicabilidades de projetos vinculados aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade.

De acordo com o docente Rubens Barbosa, há um grupo de professores pesquisadores que pretendem comprovar, na prática, conceitos estabelecidos em pesquisas teóricas. “A aplicabilidade destas teorias, estudadas em projetos científicos, será comprovada por meio do desenvolvimento de sistemas de segurança em diversos níveis”, disse Barbosa.

Nesse sentido, o grupo de professores da UEMS atuará em duas linhas: treinamento e capacitação técnica junto ao Sisfron, com o intuito de colaborar com o Projeto e, ao mesmo tempo, projetar o nome da Universidade além do âmbito regional.

“O projeto possui magnitude nacional e une várias instituições, como o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Polícia Federal e Polícia Militar, com o propósito de fortalecer a vigilância e segurança nas fronteiras do país”, ressalta Rubens Barbosa.

Os representantes da UEMS foram recepcionados pelo General Rui Yutaka Matsuda, comandante da 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada em Dourados, participaram de palestras e conheceram os materiais utilizados pelo Sisfron.

Sisfron

O Sisfron entrou em funcionamento em novembro do ano passado em Dourados, cidade que recebe o piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira do país – 16 mil quilômetros – num investimento total previsto de R$ 12 bilhões, com previsão de implantação até 2017. No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.

Reportagem – Nivalcir Almeida