(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

UEMS é a única de MS que terá o Mestrado ProfHistória

A UEMS recebeu, nesta semana, a aprovação de seu 14° programa de mestrado. A Universidade será a única a oferecer, em Mato Grosso do Sul, o Mestrado Profissional em Ensino de História. Inicialmente serão oferecidas 12 vagas já para 2016, com aulas ministradas na unidade universitária de Amambai.

Em todo o Brasil, o primeiro edital de expansão da rede do ProfHistória teve a candidatura de 43 instituições interessadas em integrar o programa, e somente 18 foram aprovadas. A previsão é de que o edital se seleção da primeira turma na UEMS será publicado até o final deste ano.

Na UEMS o processo de aprovação foi realizado pela Coordenadora Local, Marinete Rodrigues, e pelo Chefe do Núcleo de Pós-Graduação, Diogo Roiz. “Este é o primeiro mestrado em história da UEMS, com a meta de qualificar os professores que já estão numa rede pública e privada em história. Outro ponto importante é que ele ajudará a fortalecer a UEMS as redes de pesquisas centradas na área de humanas e do Cerrado-Pantanal (Cerpam)”, explicou Roiz.

A UEMS agora conta com sete mestrados profissionais, sendo quatro em rede. O ProfHistória tem a coordenação geral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No total a UEMS tem agora 14 Mestrados e dois Doutorados, número que representa um aumento de mais de 250% nos último quatro anos.

Poderão participar profissionais com formação superior que atuem no ensino de História no Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada. Todos os professores da rede pública selecionados contarão com bolsas de mestrado da Capes.

O ProfHistória tem como meta principal a formação continuada dos professores da Educação Básica brasileira que atuam na disciplina escolar História. O título de Mestre em Ensino de História concedido pelo ProfHistória confere ao seu detentor as mesmas prerrogativas e direitos do título de mestre obtido em mestrados acadêmicos.

Leia  Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores

Reportagem – Nivalcir Alemida