(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

UEMS de Amambai conclui turma de pós-graduação

A unidade da UEMS de Amambai concluiu a primeira turma do curso de pós-graduação lato sensu envolvendo as áreas de História e Ciências Sociais. As bancas examinadoras foram realizadas durante o mês de agosto, reunindo professores de diversas unidades da UEMS na região de fronteira.

De acordo com a gerente da unidade, Viviane Scalon Fachin, o curso intitulado “Instituições Políticas e Processos Sócio-históricos”, tem como objetivo principal possibilitar a formação de especialistas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

“Nossas metas são o aperfeiçoamento da formação dos graduados em nível superior, no sentido de oferecer uma educação continuada que possibilite melhor qualificação e atuação de sua prática docente. Também contribuir para o aprimoramento e consolidação das respectivas linhas de pesquisa dos cursos de Ciências Sociais e História oferecidos pela nossa unidade aqui em Amambai”, ressaltou Viviane.

O curso beneficiou profissionais que atuam em toda a região. “Nossa proposta, enquanto instituição de ensino, é formar profissionais reflexivos e dinâmicos que se mantenham em processo constante de atualização. Profissionais compromissados com o ensino, a pesquisa e a responsabilidade social junto à comunidade na qual estão inseridos”, acrescentou.

Viviane destacou ainda a qualidade dos trabalhos apreciados pelas bancas examinadoras e também a diversidade de temas, sendo que todos relacionados com a realidade da região de Amambai.

Entre os temas dos trabalhos escritos foram ressaltadas as políticas voltadas para as comunidades indígenas, a contribuição dos assentamentos rurais e da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico local, o ensino nas escolas públicas, conflitos agrários na formação histórica da fronteira e a violência como fator social da região.

Reportagem – Nivalcir Almeida

Leia  De perfumes a eletrônicos: leilão da Sefaz/MS abre visitação e movimenta a semana