(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Museu de AmambaiGuardião das memórias amambaienses e dos que aqui residiram ao longo dos anos passados, o Museu José Alves Cavalheiro, antes sob os cuidados do Sr. Almiro Pinto Sobrinho, está agora sendo dirigido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Amambai.

O Museu, que atualmente possui mais de 500 peças em exposição, teve seu acervo doado para a Universidade em Fevereiro deste ano. Desde então, a administração do campus de Amambai, junto à Prefeitura Municipal, tem organizado burocrática e estruturalmente para a abertura oficial do espaço. “Mesmo em fase de transição burocrática, quando temos que organizar todos os documentos que registram e legitimam o museu, estamos recebendo visitas pré-agendadas pelas escolas. A partir do dia 02 de Maio, o Museu estará aberto para visitação em horário comercial, das 7h30 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda-feira a sexta-feira”, explica a Diretora da unidade em Amambai, Viviane Scalon Fachin.

Mesmo após 7 anos desde sua criação, o Museu ainda é pouco conhecido da população amambaiense. “Seu Almiro nos entregou um rico acervo vinculado à história de Amambai e devemos valorizar isso. Nosso objetivo é que os amambaienses, sobre tudo os educandos, entendam o contexto histórico e a memória do nosso Município”, ressalta Marinete Rodrigues, Professora do Curso de História da UEMS.

Para o Prefeito Sérgio Barbosa, a mudança é positiva tanto para a memória do município quanto para a valorização dos traços típicos culturais. “Sob os cuidados da UEMS e a nossa parceria, o Museu Histórico Cultural encontra respaldo para maior interação com a comunidade, alunos e amambaienses em geral”, fala o Prefeito que disponibilizou, através da Semed, duas estagiárias para atendimento e visitas guiadas ao Espaço Cultural.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

De acordo com a diretoria da unidade de Amambai, estão sendo organizados projetos que envolvam os acadêmicos da UEMS no contexto do espaço cultural. “A UEMS tem o maior orgulho de receber esta doação. Temos consciência do nosso papel de, não só promover a educação superior no Estado, mas também em conservar as memórias que fazem de Mato Grosso do Sul um Estado tão especial. Estou certo de que o museu está em boas mãos e terá de nós o suporte necessário para continuar cumprindo seu papel.”, disse o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa.

Visitas de grupos escolares podem ser agendadas

De acordo com Viviane Fachin, o Museu estará aberto para visitação a partir do dia 02 de Maio, mas visitas guiadas para alunos das redes municipal, estadual ou privada podem ser agendadas através dos telefones 3903-1180 ou 3903-1185, das 13h00 às 22h00. (Fonte: Katiéli Duarte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Amambai)

Legenda da foto: DECOM/ Prefeitura de Amambai