(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
atlem_wr408

Thiago Braz da Silva conquistou ouro histórico no salto com vara olímpico (Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB)

Em coletiva de imprensa organizada pelo Time Brasil, o mais novo ídolo do esporte brasileiro, Thiago Braz da Silva, distribuiu simpatia e humildade após o histórico ouro no salto com vara, conquistado na noite desta segunda-feira. O brasileiro, que saltou 6,03m e superou o campeão olímpico Renaud Lavillenie, da França, comentou o fato de auxiliar o Brasil a subir posições no quadro de medalhas.

“Foi uma honra poder ajudar o Time Brasil subir mais posições no ranking geral (antes do ouro de Thiago, o Brasil estava na 32ª colocação, subindo para 16ª), é uma satisfação total. Gostaria de agradecer a todos que confiaram no meu trabalho, afinal, a torcida deu certo”, afirmou o novo campeão olímpico.

O paulista de Marília disse que ainda não consegue compreender a quantidade de sensações que vivenciou entre a noite de segunda e a tarde desta terça-feira. O atleta declarou que ficou surpreso com os acontecimentos durante a prova, e que sabia que estava pronto para saltar pelo menos os seis metros.

“Já havíamos tentado três vezes ultrapassar esta marca, sabia que podia fazer um bom salto e ontem tudo deu certo. Com 5,93m eu comecei a acordar para a prova e perceber que eu poderia brigar por uma outra cor de medalha, já que queria no mínimo o bronze. Em um momento, percebi que tinha a prata, então decidi que poderia arriscar e tentar o ouro”, disse Thiago.

Perguntado sobre o Bolsa-Pódio, programa governamental que auxilia os atletas de alto nível, o saltador confirmou que a ajuda foi de extrema importância para a campanha vitoriosa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Thiago ainda mancou um recado, afirmando que o apoio será necessário durante o próximo ciclo olímpico.

Leia  Com apoio do Governo, Campeonato Estadual 2024 termina com título do Operário

“O programa chegou em um momento especial para todos os atletas. Isso ajudou na minha preparação e de todos que estavam incluídos dentro desse grupo, como massagistas, técnicos. O resultado podemos ver na vitória, e seria excelente se isso pudesse continuar daqui para frente, pra continuarmos nesse caminho. Precisaremos desse apoio para Tóquio 2020″, cravou.

Sobre a suposta rivalidade firmada entre Braz e Lavillenie, que foi vaiado pelo Estádio Olímpico quando se preparava para tentar saltar os 6,08m, o brasileiro foi enfático. Afirmou que não existe nada do gênero entre os dois, e que apesar da força do francês na modalidade, aquela era a vez de um triunfo verde e amarelo.

“Em toda prova que entrei, competindo com ele ou não, sempre entrei de cabeça fria. Nunca pensei em quem está lá ou não. Lavillenie é um atleta que já conheço há algum tempo, e querendo ou não, é o recordista mundial. Porém, nas Olimpíadas, não foi a vez dele, foi a minha. E assim como ele, vou lutar por recordes, medalhas. Meu sonho também é ser um recordista mundial. Não sei se vou conseguir, mas quero muito”, frisou.

Ainda comentando as polêmicas levantadas pelos franceses, desta vez a respeito da declaração do treinador de Lavillenie, Philippe d’Encausse, que afirmou que o ouro de Thiago só foi possível graças à ajuda de ‘forças místicas’ e do candomblé, o campeão seguiu confirmando sua religiosidade. Cristão, o brasileiro destacou a presença de Deus e de sua fé na suada vitória no Engenhão.

“Nas realidade, não somente outras pessoas, mas diretamente ele (Lavillenie), não sabem quem eu sou, com quem eu ando. E uma das coisas que ele não conseguiu reconhecer em todos os meus saltos, é que em tudo que eu consegui, eu tive um pai, que se chama Deus. Em todos os ambiente que estava, um cuidado de Deus comigo era exalado, e nas Olímpiadas não foi diferente. Como falei anteriormente, fui honrado”, disse um emocionado Thiago.