(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina recepciona na quarta-feira (17) em Brasília os representantes das delegações dos Ministérios da Agricultura da Rússia, Índia, China e África do Sul, que participarão de reunião de vice-ministros de Agricultura do Brics (bloco que reúne o Brasil e esses quatro países) na Capital federal. O evento, com duração de dois dias (17 e 18), é uma prévia para a 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, que será realizada em Bonito (MS), em setembro, com o tema ”Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

De acordo com informações do Mapa, o bloco formado pelos cinco países de economias em desenvolvimento representa cerca de 42% da população mundial, 23% do Produto Interno Bruto (PIB), 30% do território e 18% do comércio mundial.

O Brasil exerce a presidência de turno do bloco neste ano. A ênfase dos encontros será a promoção da ciência, tecnologia e inovação; da economia digital; do aumento dos contatos entre o setor produtivo e os projetos desenvolvidos pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês) do Brics.

Programação

Conforme agenda divulgada pelo Mapa, na quarta-feira a ministra Tereza Cristina deverá receber e dar as boas-vindas aos representantes das delegações na Sala Moacir Micheletto, no mezanino da sede do Ministério da Agricultura.

Logo em seguida, a delegação vai à sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para visitar os laboratórios que testam novas variedades de cana-de-açúcar e bancos de sementes e mudas.

À tarde, o grupo se reúne no auditório do ministério da Agricultura para discutir pautas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária dos países membros. A reunião será conduzida pelo embaixador Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, com a presença dos vice-ministros de agricultura dos países do Brics.

Leia  Com ciência, tecnologia e inovação, Bioparque Pantanal atua na educação e conservação ambiental em MS

Na quinta-feira (18), as discussões prosseguem, terminando com encontros bilaterais entre os países-membros. (Com informações Mapa)