(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
41

Fazenda Primavera foi a primeira a ser invadida pelos indígenas

A recente onde de invasões de propriedades rurais por indígenas na região de Antônio João desde o último dia 21 está causando clima de medo no município. De acordo com o prefeito Selso Lozano (PT), será decretado estado de emergência para tratar do assunto. Até o momento, nove fazendas foram invadidas, além de residências no distrito de Campestre.

Segundo Lozano, a situação ficou ainda mais tensa após indígenas terem invadido residências no distrito de Campestre e terem expulsado cerca de 40 famílias do local. “O município está vivendo o caos. Dentro da cidade foi plantada a ideia de que os indígenas iria invadir a cidade também, mas isso eu acredito que não vá acontecer porque eles estão dando prioridade em áreas que estão em litígio”, disse em entrevista ao jornalista Cadu Bortolot à Rádio Cidade FM de Campo Grande.

Apesar da possibilidade remota dos indígenas irem para a zona urbana da cidade, Lozano está pedindo o apoio dos governos estadual e federal para contornar a situação. “Já oficializei todos os órgãos competentes, Polícia Federal, Exercito, Governo do Estado, DOF, Polícia Nacional. Mesmo assim estou decretando estado de emergência, vou formar um comitê de crise para tratar esse assunto”, decreta.

Enquanto a situação não se resolve, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) tentam com apoio da Funai e Força Nacional negociar com os índios que invadiram uma das fazendas para evitar qualquer tipo de confronto e preservar máquinas e animais que precisam de cuidados e estão na propriedade. “Estamos entrando em contato com o procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, Funai e Força Nacional, para nos auxiliar na negociação para a retirada desses objetos das fazendas.

São máquinas agrícolas, tratores, objetos pessoais dos funcionários e animais, muitos deles precisam de cuidados. Espécies como bezerros com poucos dias de vida. Buscamos evitar confronto e resguardar a integridade física tanto de produtores quanto dos indígenas”, explica o comandante Ari Carlos Barbosa.

De acordo com o comandante, cerca de 200 indígenas participam do movimento de invasões, mas esse número não é preciso já que muitos deles se espalham nas propriedades. Na primeira invasão, na última sexta-feira, 40 índios tomaram a sede da Fazenda Primavera, prenderam um adulto e dois adolescentes que teriam sido torturados e soltos após a chegada do DOF. Uma mulher e uma criança conseguiram escapar e pedir ajuda.

Rogério Vidmantas – De Dourados para o Capital News