(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Campo Grande (MS) – Na propriedade escolhida para o lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa, na região das Três Barras, em Campo Grande, as 49 cabeças de gado do produtor José Teodoro Martins, o Zeca das Três Barras, receberam as doses da vacina, acompanhadas das recomendações do fiscal agropecuário, Marcelo Marcondes, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que ressaltou os cuidados para sua correta aplicação e eficácia.

Marcelo explicou enquanto aplicava o medicamento que, para retirar da loja de produtos agropecuários, as doses devem ser acondicionas em um isopor com três partes de gelo para cada parte de vacina para garantir sua conservação à temperatura ideal (2 a 8 ºC) e que na propriedade o material pode ser conservado na geladeira até o momento da aplicação – evitando acondicionar na porta, freezer ou congelador – para que sejam preservadas suas propriedades e garantida sua eficiência na imunização do animal.

Ao realizar o procedimento preferencialmente nos horários mais frescos do dia, com tranquilidade, Marcelo observa que o produtor garante mais conforto ao animal.

As recomendações que seguiram, trataram também dos cuidados que se deve ter com a pistola ou aparelho de vacinação que, segundo o fiscal, devem ser esterilizados em água fervente, por no mínimo quinze minutos, e sobre as agulhas que devem ser substituídas a cada dez aplicações. “Prender os animais no dia anterior e organizar o material com antecedência garantem o bem estar dos animais e dos profissionais que vão aplicar a vacina”. Completou.

????????????????????????????????????
José Teodoro – vacinação dentro das normas

Na atividade há mais de trinta anos, José Teodoro comentou que cumpre a risca as datas estipuladas pela Iagro para imunização e procura passar para seus filhos, que o ajudam na lida, a importância do manuseio correto dos equipamentos e do medicamento.

As recomendações do profissional também foram anotadas pelo grupo de estudantes da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo, que junto de diretores e professores participaram do lançamento da campanha realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) em parceira com o Ministério da Agricultura, a Embrapa Gado de Corte, Famasul, Acrissul, Sindicato Rural de Campo Grande e Associação dos Moradores das Três Barras, na manhã desta terça-feira, 03 de maio.

????????????????????????????????????
é importante seguir os procedimentos para aplicação

Vacina

Obrigatória, a vacina aplicada na tábua do pescoço, por via subcutânea (entre a carne e o couro), com agulha 15X15, ou intramuscular (na carne), com agulha 30X15, garante ao rebanho proteção contra a febre aftosa, doença viral altamente contagiosa, provocada por um vírus da família Picornaviridae, do gênero Aphthovirus, que pode ser transmitida diretamente por meio do contato com animais enfermos, via secreções e excreções, bem como pelas vias aéreas, ou indiretamente por meio de objetos, veículos ou vestuários que estejam contaminados, e até mesmo pelas mãos de pessoas que lidaram com animais doentes.

Os principais sinais clínicos da doença são febre e aftas – vesículas – na boca ou nos pés de animais de casco fendido. Alguns outros sinais da contaminação são: inquietação, salivação, babeira, dificuldade de mastigar e engolir alimentos e tremores.

Kelly Ventorim, assessora de imprensa da Iagro e Sepaf