(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
????????????????????????????????????

UEMS de Ponta Porã abre vagas para três cursos superiores: Administração Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ofertará 310 vagas nas unidades de Jardim, Maracaju e Ponta Porã pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado) 2016, em quatro bacharelados e três licenciaturas.

Em Jardim serão ofertadas vagas nas licenciaturas em Geografia e Letras – habilitação Português/ Inglês; em Maracaju nos cursos de Administração (bacharelado) e Pedagogia (licenciatura); e em Ponta Porã nos bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

As inscrições começam no dia 11 de janeiro e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro, no site do SiSU (http://sisu.mec.gov.br/). A primeira edição do SiSU de 2016 disponibilizará 2.348 vagas na UEMS, que são distribuídas em 57 cursos de graduação oferecidos em 15 cidades do Estado. Para conferir a lista completa de cursos da UEMS acesse http://www.portal.uems.br/ingresso/cursos.

Entre os bacharelados oferecidos pelas Unidades, principalmente, Administração e Ciências Contábeis, são os cargos mais frequentes em vagas de concursos públicos, tanto regionais como nacionais.

O curso de Administração terá 40 vagas em Maracaju e 50 em Ponta Porã, que poderá ser cursado no período noturno, assim possibilitando que o aluno trabalhe durante o dia. O profissional formado em Administração na UEMS poderá atuar na área de gestão de agronegócios, gestão de pessoas, marketing, finanças, comércio, indústrias, tecnologia da informação, produção e operações, logística, gestão de processos, docente em instituições de ensino superior, atuar como pesquisador, dentre outros, em empresas públicas ou privadas, tanto locais, como no exterior, devido à globalização que eliminou fronteiras.

O curso de Ciências Contábeis da UEMS, ofertado em Ponta Porã, abre neste ano 50 vagas. O curso tem duração de 4 anos, com 35 vagas gerais, 10 para negros e 05 para indígenas, com atividades no período noturno. O profissional formado poderá atuar como professor, assessor, consultor empresarial, contador público ou de organizações privadas.

O economista formado no curso de Ciências Econômicas, também em Ponta Porã, é um profissional capacitado a compreender e atuar sobre os fenômenos nacionais e internacionais, identificando oportunidades e riscos, atuando na orientação e planejamento das ações de atores públicos e privados. Neste ano serão ofertadas 50 vagas, sendo dez para negros e cinco para indígenas, no período noturno, com a duração total do curso de quatro anos.

As licenciaturas também são alvo frequente de concursos e processos seletivos, especialmente, em âmbito municipal e estadual. Em MS, segundo dados do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) de 2014, grande parte das vagas, principalmente da disciplina de língua portuguesa, por exemplo, são preenchidas por docentes de outros estados.

Com isto, uma ótima oportunidade é aproveitar a abertura das 40 vagas para a licenciatura em Letras Português-Inglês, oferecidas na UEMS de Jardim, com duração de quatro anos. Este curso forma profissionais capazes de atuar: nos ensinos fundamental, médio e superior como professor ou pesquisador; como revisor, redator e tradutor.

Em Jardim também é possível cursar a licenciatura em Geografia, que disponibiliza 40 vagas e tem duração de quatro anos. Esta licenciatura visa formar profissionais que possuam sólidos conhecimentos da área pedagógica, integrada com sua área específica e que entendam o processo de aprendizagem na sua totalidade.

Outro curso que tem possibilitado a empregabilidade de muitos profissionais é a licenciatura em Pedagogia, que é oferecido pela UEMS em Maracaju. Em 2015, o curso foi classificado com quatro estrelas (classificação que vai até 5) pelo Guia do Estudante da Editora Abril. E neste ano ofertará 40 vagas, sendo oito para negros e quatro para indígenas, no período noturno, com a duração de quatro anos.

UEMS

A UEMS já formou mais de 12 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento, contribuindo, principalmente, para o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul. E para quem quiser continuar estudando, a Universidade também é referência em cursos de pós-graduação stricto sensu, com 12 mestrados e dois doutorados, além de 14 cursos de especialização Lato Sensu em diversas áreas do conhecimento.

Reportagem e foto: Nivalcir Almeida