(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Simulado será aplicado a mais de 400 alunos reproduzindo ambiente do Enem

Instituição busca preparar estudantes para o Enem por meio de teste que reproduzirá exatamente as condições do exame nacional, que demanda concentração e planejamento

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre em outubro em todo o Brasil. A prova tem como função avaliar como está o conhecimento de alunos que concluíram o ensino médio, testando competências e habilidades. As notas também podem ser usadas para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU), facilitando o ingresso do aluno em universidades públicas e privadas.

“As provas do Enem são muito extensas e exigem do aluno um planejamento rigoroso, com a necessidade de se organizar com o tempo de cada questão e da redação. É uma verdadeira maratona com quatro horas e meia de prova no primeiro dia, e cinco horas e meia no segundo dia”, afirma Lúdio Silva, coordenador pedagógico do Colégio Dom Bosco. A instituição busca preparar seus alunos para o desafio por meio de um simulado que reproduzirá exatamente as condições do exame nacional.

Para mais de 400 estudantes do 3º ano do Ensino Médio e Pré-Vestibular, esta é a oportunidade de testar os conhecimentos sobre conteúdos aprendidos e se preparar para o exame. “O simulado é importante para tirar a ansiedade, mas principalmente para treinar a organização do tempo e a concentração. Assim conseguimos nos adaptar e dar conta de responder a todas as questões, para quando o vestibular chegar não ser uma grande novidade”, comenta Eduardo Baréa, 17anos, aluno do 3º ano, que prestará vestibular para Engenharia Mecânica.

O simulado será aplicado das 12h às 16h30 do sábado e das 12h às 17h30 no domingo, 19 e 20 de setembro, respectivamente, mesmo horário das provas do Enem, no Colégio Dom Bosco, para estudantes da escola. De acordo com Lúdio, ao reproduzir o ambiente do Enem, o objetivo é fazer o aluno se acostumar a vencer o cansaço e programar seu tempo. “No entanto, como educadores devemos ter claro que nosso objetivo maior, mais do que preparar esses alunos para uma prova, é investir na construção do caráter desses estudantes, preparando-os para as adversidades do mundo de modo geral”, complementa.

Dicas para realizar o simulado com tranquilidade

– Estar descansado, bem alimentado e disposto para encarar a maratona;

– Dormir cedo na véspera da prova e fazer uma alimentação leve;

– Chegar com antecedência ao local evitando correrias de última hora;

– Levar documentos, materiais necessários e algo para comer como barrinhas de cereal;

– Começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais complicadas para o final;

– Descobrir e programar seu tempo para a redação, lembrando que cada um possui um ritmo;

– Criar um controle de horário para execução de toda a prova e anotações no gabarito.