(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Semana da Valorização da Cultura Pantaneira será comemorada em Rio Verde de Mato Grosso

Buscando consolidar a valorização de sua cultura com movimentos e participando de ações estratégicas da Cultura Pantaneira, a Prefeitura Municipal de Rio verde de Mato Grosso em parceria com entidades e órgãos como o Governo do Estado, SEBRAE, Comunidade Kolping, Ponto de Cultura CTP, tem buscado desenvolver seu potencial turístico e cultural nesta perspectiva.

O movimento de valorização da cultura Pantaneira, já vem sendo trabalhado na prática através de ações integradas envolvendo escolas nas suas diversas atividades culturais, projetos sociais, comunidade e setores culturais.

Desde 2013 a Prefeitura realiza em parceria com a Comunidade Kolping, Ponto de Cultura CTP a “Semana da Valorização da Cultura Pantaneira”, com várias atividades culturais, gastronômica, exposições que buscaram valorizar e evidenciar a riqueza cultural presente no território e no homem pantaneiro. 

O sistema Municipal de Cultura do município, vislumbra a necessidade do fortalecimento das raízes culturais que cercam a grande maioria da população nativa da região e por outro lado desenvolver o potencial turístico, com essa potencialização a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira, através de atividades despertam em todos, o sentimento de pertencimento a esta cultura, proporcionando atividades de entretenimento, entre elas shows com grandes representantes da cultura pantaneira.

Para valorizar a cultura promovendo a cidadania, é que a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, realizará a Semana de Valorização da Cultura Pantaneira.

De 9 a 15 de novembro, a cidade estará repleta de muita música, gastronomia, saúde, assistência social, artesanato e muitas outras atividades reunidas em uma grande festa em homenagem à cultura do nosso Estado.

 

O Pantanal

A vida no Pantanal não é tarefa fácil, apesar da imagem de paraíso. É difícil adaptar-se ao pulso anual de inundação e ao isolamento promovido pelas águas.

Leia  MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

Os pantaneiros são conhecedores de plantas medicinais e das condições do clima. O vaqueiro pantaneiro guarda consigo conhecimentos de toda dinâmica do Pantanal, aprendizado necessário àqueles que precisam conduzir o gado pelas vazantes para escapar das enchentes, pois formam-se até hoje grandes comitivas de gado que atravessam os pantanais.

Muitos peões pantaneiros são descendentes de paraguaios que migraram procurando trabalho após a guerra do Paraguai. Entre suas habilidades estão a doma do cavalo e a confecção de artefatos de couro.

Os piscosos rios proporcionaram uma cultura de pesca em toda a região. O pescador pantaneiro, pela observação do ambiente, tornou-se conhecedor do comportamento dos peixes; sabe em quais partes do rio a fauna aquática costuma se abrigar e pela observação do nível das águas reconhece se vai dar peixe.

O tereré, mate gelado, é costume dos Guaranis e símbolo de toda a região. Amigos se encontram nas rodas de tereré para prosear e se refrescar. Já é um hábito incorporado à grande parte da população urbana de Rio Verde. O chimarrão, mate quente, é apreciado e chegou ao Pantanal com os gaúchos.

Na música, existem registros de ritmos únicos da região, como o siriri e o cururu, sons tirados da viola-de-cocho – instrumento rústico, feito do tronco de árvores e que antigamente tinha cordas de tripa de bugio. É grande a influência dos ritmos paraguaios, como a guarânia, a polca e o rasqueado, disseminados no Mato Grosso. Bailes com esses ritmos, associados ao vanerão e ao xote dos gaúchos, são frequentes nos municípios do Pantanal. Também foram criados muitos Clubes de Laço e feiras agropecuárias.

Cronograma de ações Evento; Semana da Valorização da Cultura Pantaneira Rio Verde de 09 a 15 de Novembro de 2015

Leia  Em MS, nove prefeituras são premiadas por projetos inovadores

Programação

09/11 segunda feira

09h Abertura Oficial da SVCP Hinos: Nacional, Estado MS e Município e Cantos Pantaneiros.

10/11 terça feira

Cantos Pantaneiros

11/11 quarta feira

07h as 09h Palestra SENAI; Edital SESI SENAI conceitos de inovação, Uma forma fácil e barata de inovar, ferramentas de modelagem de negócios.

09:30h as 11:30h Palestra SENAI; Programa SENAI Carne Vermelha, formas de preparação de carne bovina Higiene e tipos de cortes.

Cantos Pantaneiros 09:30 Escola Tomaz B. Rangel

19h Jantar Tradicional cabeça de boi assada.

Receptividade Crianças da Creche Menino jesus.

Apresentação do Ponto de Cultura

12/11 quinta-feira

13h as 15h Palestra SENAI; Norma de Desempenho e o impacto na construção civil, tipos de ensaios necessários para o atendimento à Norma.

13h as 17h Clínica Gastronômica tecnológica, Identificação de Ponto de Cultura anexo à Setor Gastronômico: Empresários Anhanguera UNIDERP insumos da região. Desenvolvimento de produtos gastronômicos: harmonização de insumos, montagem e apresentação dos pratos. Criação de fichas técnicas.20 vagas, Inscrições no 3292-1837/3292-1813

15:30h as 17:30h Palestra SENAI; Implantar Sistemas de Tratamento de esgoto em unidades rurais como: sítios, fazendas, chácaras e outras propriedades, interessados em promover o uso sustentável do meio ambiente.

Cantos Pantaneiros. 18h Colônia Paredes

13/11 sexta feira

Oficina de culinária mirim. 20 vagas por turma.

1° turma 08h as 10h

2° turma13h as 15h

3° turma15:30h as 17:30h, Inscrições no 3292-1837/3292-1813

19h Exposição do Trabalho das Escolas

Desfile Cívico Pantaneiro

Ponto de Cultura cantos pantaneiro

22h Show Delinha e Banda e Tostão e Guarany

14/11 sábado

12h  Almoço com Churrasco

19h Apresentação Escola de Musica

Festival de música “Voz Pantaneira”

Apresentação de Danças Típicas

Leia  Planejamento participativo do INCRA em MS define estratégias para Reforma Agrária  

22h Shows com Marcelo Loureiro e Geraldo Espindola

15/11 domingo

11h Concurso de Berrante

12h Almoço com Churrasco

Fonte: AsscomRV