(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Segurança pública registra queda de 18,3% nos crimes com morte em Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Os números da segurança pública do primeiro semestre de 2015 e a estrutura atual da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram apresentados ao governador Reinaldo Azambuja, na manhã desta quinta-feira (16), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, e pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, em uma reunião informal realizada no Comando-Geral da Polícia Militar, em Campo Grande.

De acordo com o comandante da PM, o efetivo de 5.681 homens e mulheres das unidades dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, realizaram no primeiro semestre 723 ações, que resultaram nas abordagens de mais de 90 mil pessoas e quase 70,5 mil veículos. “Nós ainda recapturamos mais de 1,3 mil foragidos da justiça, prendemos em flagrante 3,8 mil pessoas e recuperamos mais de mil veículos furtados no Estado e outras unidades da Federação”, destacou o coronel Oliveira.

Ainda segundo o Comandante-Geral, do total de mais de 142 toneladas de drogas apreendidas no Estado no primeiro semestre, mais de 93 mil quilos foram tirados de circulação por equipes da Polícia Militar, que apreenderam ainda 625 mil e 589 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai e da Bolívia.

O governador conheceu ainda os índices registrados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública através do Programa de Redução de Criminalidade “Prioridade nas Pessoas”, no período de janeiro a junho deste ano, com a expressiva queda de 18,3% nos crimes com morte, em todo o Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário Sílvio Maluf, os resultados mais significativo foram de homicídios culposos no trânsito, que registraram queda de 32,1% de mortes, homicídios dolosos, com queda de 8,1% e roubos seguidos de morte, que caíram 71,4% em Campo Grande e 6,7% em todo o Mato Grosso do Sul.

“Nós temos ainda índice de elucidação dos crimes contra a vida, superior a 60%, número equiparado a países de primeiro mundo, além disso somos recordistas nacionais em apreensões de drogas, tirando de circulação mais de 142 toneladas de entorpecentes, número 76,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado”, destacou o secretário Sílvio Maluf, que lembrou que houve ainda aumento nas apreensões de armas (+24,9%), recuperação de veículos roubados e furtados (+54%) e de prisões, que foram 10,4 mil de janeiro a junho deste ano, contra 9,1 mil no mesmo período do ano passado.

O governador Reinaldo Azambuja reafirmou durante o encontro que segurança pública está entre as três principais prioridades do Governo do Estado. “Não podemos falar de passado e nem de dificuldades, a nossa prioridade a partir de agora é investir em equipamentos para as polícias, com novas viaturas, armas e melhores condições de trabalho, sem esquecer é claro das pessoas que estão por trás de todos esses números, que merecerem reconhecimento e valorização, não de forma paliativa, mas com responsabilidade, de forma programada e equilibrada, porque os governos passam, mas as pessoas ficam”, ressaltou o governador.