(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) realiza blitz educativa na Avenida Afonso Pena esquina com a Rua 14 de Julho, para sensibilizar e mobilizar a população quanto a violência contra mulheres e erradicação do trabalho infantil.

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e a Superintendência da Política da Assistência Social (Supas), ambas ligadas à Sedhast, se uniram para alertar a população para esses assuntos que ainda continuam com grande ocorrência em todo o País.

No Estado a violência contra mulheres ocupa a ocupa a 9ª posição dentre os 27 estados do País no quesito de mortes violentas de mulheres (Mapa da Violência, 2015) e a 2ª posição no quesito de estupros ou tentativas de estupros (9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2015).

Para mudar esse quadro a SPPM atua na prevenção e o combate à violência contra as mulheres, o atendimento à mulher em situação de violência e a garantia dos seus direitos. Com palestras, rodas de conversas, seminários, panfletagens, a Subsecretaria leva à população informações para prevenção e também divulgação dos canais de denúncias.

IMG_4261

Trabalho Infantil 

Para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do tema do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho, a Superintendência de Política da Assistência Social por meio da equipe de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, da Coordenadoria da Proteção Social Especial (CPSE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), e Política Militar, participaram da blitz educativa com distribuição de materiais de divulgação, como cataventos (símbolo do Trabalho Infantil), garrafas squeeze e material gráfico.

meio
Catavento, símbolo do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

As ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil nos municípios de Mato Grosso do Sul estão sendo desenvolvidas em consonância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), incluindo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), são executados, regulados e avaliados com base nos instrumentais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo que as ações ocorrem de forma integrada e articulada para formação de uma Rede de Proteção Social.

Leia  Semana Santa: confira o ‘abre e fecha’ dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul

Em 2016, o tema central da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil é: “Não ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva”, esse tema tem sido o foco norteador para as pautas a serem debatidas pela sociedade no Brasil e no mundo.

Solange Mori – Sedhast

fotos: Ana Paula Oliveira