(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Vice-governadora Rose ModestoCampo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul tem duas cidades com coordenadorias de Igualdade Racial. Para fomentar a criação de mais órgãos de articulação de políticas públicas para negros, a Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) realiza na tarde desta terça-feira (23) reunião com 27 prefeitos. O encontro será realizado às 16 horas, na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), na Capital.

“Hoje temos apenas Corumbá e Bataguassu com essas coordenadorias. É preciso que as cidades criem essa pasta para tratar essa questão ainda tão pouco discutida e sem atenção devida do poder público. Nós da Sedhast, temos nossa Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Subpirc) e vamos auxiliar na criação desses organismos nas cidades do Estado”, explica a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto. A Subpirc é a responsável pela realização do encontro na Assomasul.

Os 27 prefeitos convidados já sinalizaram, em outras oportunidades, a intenção de inserir na estrutura municipal a coordenadoria específica. De acordo com o subsecretário da pasta da Igualdade Racial (Subpirc), Carlos Versoza, a criação das coordenadorias nos municípios contará com o apoio da Subpirc tanto como em equipamentos físicos como em capacitação técnica aos servidores. “Hoje nós, enquanto Estado, temos a missão de garantir que a política pública alcance a ponta, ou seja, os munícipes. Vamos apresentar aos prefeitos a estrutura de uma coordenadoria e dar apoio para aqueles que aceitarem a instalação no município”, disse.

O subsecretário lembra ainda que é sempre importante o fortalecimento e a implementação da política de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial no âmbito municipal e que todas as cidades do estado serão convidadas para que instalem suas respectivas coordenadorias.

Foram convidados para essa primeira reunião, os seguintes municípios: Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Tabuado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Rio Verde Mato Grosso, São Gabriel D’Oeste, Sidrolândia e Tacuru.

Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)