(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

 

Renato Câmara propõe Semana Estadual do Idoso

Em alusão ao dia internacional da pessoa idosa comemorado todo primeiro de outubro, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou, nessa quarta-feira (30/9), Projeto de Lei que prevê a Semana Estadual do Idoso. A iniciativa pretende intensificar, durante o período, atividades e serviços direcionados à pessoa idosa.

Se aprovado, o Projeto de Lei garante que em todos os anos, do dia 25 de setembro ao dia 1° de outubro, o estado de Mato Grosso do Sul realize trabalhos a favor da terceira idade. Essas atividades devem contemplar as mais diversas áreas como esporte, educação, saúde, capacitação, entretenimento entre outras.

Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa no país cresce continuamente, já representando 14% dos brasileiros. Em Mato Grosso do Sul são mais de 205 mil pessoas a cima dos 60 anos, o que corresponde a 11% dos habitantes do estado. Nesse sentido, a Semana Estadual do Idoso contempla uma parcela significativa da população ao facilitar o acesso aos serviços e ao lazer. Uma maneira de verdadeiramente inseri-las em um contexto social.

Para o deputado Renato Câmara, propositor do projeto, a semana também é um reconhecimento à pessoa idosa “a Semana Estadual do Idoso são dias em que o poder público se dedica a atender, de maneira especial, as necessidades e direitos da pessoa idosa. É a data para mobilizar os municípios na realização de mutirões de serviços que nem sempre estão ao alcance da terceira idade. Também é a oportunidade de conscientizar a população sobre o valor e os direitos dos idosos”.

Trabalhar pela melhor idade é uma das bandeiras do deputado Renato Câmara que é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa – grupo de trabalho formado por parlamentares e instituições públicas e privadas, instituído em agosto de 2015 por proposição de Renato Câmara. A Frente Parlamentar tem como objetivo discutir, propor e ampliar projetos em conjunto com as instituições, órgãos, entidades e sociedade civil em geral, atuando para proporcionar a garantia dos direitos da pessoa idosa sul-mato-grossense.

Leia  Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS

Cláudia Camargo -Foto: Toninho Souza