(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Renato Câmara pede rapidez na criação da Superintendência Indígena Na sessão desta quinta-feira (25/6), o deputado estadual Renato Câmara solicitou apoio ao secretário de estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, para os projetos que estimulam a produção de peixes desenvolvidos pela Superintendência da Pesca e Aquicultura de Campo Grande.

O órgão municipal solicitou a intervenção do deputado para a efetivação do projeto que prevê a construção de 33 tanques escavados para a produção de pescado nos assentamentos Conquista, Sucuri, Assaf e, também, no distrito de Rochedinho. Sendo a agricultura familiar uma das bandeiras de Renato Câmara, o parlamentar buscou apoio junto à Sepaf para viabilização da proposta. A solicitação da assistência estadual foi oficializada pela indicação apresentada pelo deputado.

O incentivo à piscicultura é essencial porque os pequenos produtores têm a oportunidade de diversificar a produção e também por contribuir para a oferta do produto, uma vez que, o rendimento do pescado na capital é de 35 toneladas por mês. Essa quantia não é suficiente para atender a demanda do mercado, só a merenda escolar consome 10 toneladas/mês. A escassez afeta, até mesmo, os restaurantes que com dificuldades para encontrar pescado recorre a produtos com origem em outros estados.

Perspectivas otimistas – O deputado estadual Renato Câmara comemorou o anúncio de investimentos no setor da piscicultura de Mato Grosso do Sul. Cerca de R$ 150 milhões serão direcionados para aumentar a produção de pescado no município de Selvíria em 2016.

Segundo o parlamentar, esse é o maior investimento feito no País na produção de peixe em cativeiro. “Nosso Estado ainda segue lento nesse setor e com esses investimentos vamos conseguir dobrar a produção”, enfatizou. 

A produção de pescado em Selvíria será voltada para o peixe tilápia. A área para construção do frigorífico já foi comprada semana passada no município e está localizada nas margens do rio Paraná, um dos maiores rios brasileiros. O investimento terá 100% de capital próprio da Tilabras, empresa formada pela americana Reagal Springs, a maior e mais eficiente produtora de tilápia do mundo, e a brasileira Axial. Os investimentos deverão gerar 1,8 mil empregos diretos e 3 mil indiretos.