(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Reinaldo Azambuja reativará porto de Exportação de Murtinho dia 20

Porto MurtinhoInfraestrutura – Com atividades totalmente suspensas desde 2010, o governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB) vai reativar no dia 20, terça-feira, as 09:30 hs o terminal portuário da cidade.

Em solenidade no complexo portuário o governador irá dar inicio a embarque de seis mil toneladas de açúcar, de um total de 20 mil toneladas do produto que deverão ser exportadas pelo terminal nesta retomada de atividades.

O governador Reinaldo durante a campanha eleitoral dizia que o sistema portuário de Murtinho era de extrema importância na geografia do estado para escoar produção agrícola e até industrial e nesse período ele se comprometeu a reativar o sistema. Dizia “sempre fomos muitos competitivos na produção, seja na indústria ou no agronegócio, mas perdíamos essa competitividade no escoamento da produção. Por isso, o governo do estado está fazendo um grande esforço para melhorar a infraestrutura”.

A desativação do porto de Murtinho foi por conta de brigas judiciais que envolveram os vencedores das concessões com o governo do estado. Por essa razão, para retomar as atividades no terminal de Murtinho, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck diz que o governo deixou de lado a questão jurídica, em que uma ação civil pública tramita na Justiça desde 2004 questionando concessões de licitação, e fez um acordo com o atual gestor do terminal. “A ação continua tramitando normalmente. O que fizemos foi tomar a decisão de voltar a operar com o terminal enquanto o processo corre. Para isso, a atual gestão do porto concordou em investir R$ 1 milhão em algumas obras pontuais para retomarmos as operações tanto de exportação quanto de importação”, explicou.

A estrutura técnica esta recebendo melhorias no sistema de correia transportador até a barcaça, substituição de bloqueio no silo principal e revisão em toda a parte elétrica que segundo os funcionários que trabalham na manutenção estará concluída até terça-feira, 20.

O secretário disse que após vistoria a estrutura, análise apontou que o terminal tem atualmente condições de escoar anualmente 300 mil toneladas de produtos. “Vamos reativá-lo agora, mas com a expectativa de que seja muito utilizado para escoar nossa próxima safra de grãos. Em um segundo momento queremos que essa capacidade de escoamento seja ampliada para algo entre 800 mil toneladas e 1 milhão de toneladas e que empresas possam aproveitar a ampla área que existe no entorno para se instalarem”, revelou.

Verruck também adiantou que no próximo dia 20, quando o terminal será reativado que o governador Reinaldo Azambuja deve assinar um decreto que cria uma zona especial para o terminal de Porto Murtinho que assegura incentivos tanto para a exportação quanto para a importação de produtos pelo porto.

Reportagem – Toninho Ruiz