(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
JBC_5303-672x372

Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul se mobiliza para receber Rota do Desenvolvimento

Campo Grande (MS) – A última edição da Rota do Desenvolvimento 2016 chega nesta semana a Bonito e tem mobilizado as cidades que fazem parte da região Sudoeste de Mato Grosso do Sul. O evento – ação realizada pelo governo do Estado por intermédio da Semade, com apoio do Sebrae e demais entidades do setor produtivo do estado – faz parte do PROPEQ (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios). Os empreendedores terão a oportunidade de participar de diversas atividades, entre palestras, workshops e soluções para os pequenos negócios da região entre os dias 26 e 28 de abril no Convention & Visitors Bureau de Bonito.

Para o secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, a 6ª edição da Rota do Desenvolvimento consolida o PROPEQ numa região marcada por projetos que valorizam a inovação e o empreendedorismo. “O Sudoeste de Mato Grosso do Sul tem se destacado no país e no exterior pelas belezas naturais e pelo desenvolvimento do setor turístico do estado. A Rota traz neste momento à região uma série de serviços e debates que irão fomentar ainda mais uma vocação natural destes municípios.”

Na última terça-feira (12) a equipe da Semade visitou as prefeituras das cidades que participarão da Rota do Desenvolvimento – Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho, Caracol, Bodoquena, além da cidade-sede, Bonito. Os veículos de comunicação da região também já divulgam o evento, que deve contar com especialistas de renome nacional, além de diversos serviços voltados aos MEI (Microempreendedor Individual), micros e pequenas empresas locais.

Expectativas

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco, a Rota do Desenvolvimento é um avanço significativo para a região, sobretudo para fomentar o empreendedorismo em torno do turismo – um dos pontos fortes do município. “Nós receberemos entre os dias 26 e 28 todos os prefeitos da região, e juntamente com as autoridades do governo do Estado, é fundamental para que possamos discutir juntos o que pensamos, o que queremos e o que vamos fazer pelo futuro dessa região que é, com certeza, uma das que mais precisam de investimentos do estado e também do governo federal.”

O prefeito Manoel Viais, de Caracol, afirmou que o evento abrirá um leque de oportunidades para o desenvolvimento da economia do município. “A Rota é muito importante porque a nossa região de fronteira é muito rica em cultura musical, artesanato, festas tradicionais, portanto, queremos desenvolver o potencial turístico de Caracol.”, pontuou.

Romualdo da Silva, Secretário de Administração de Bela Vista, diz que o evento também trará novas perspectivas ao desenvolvimento da cidade. “Nossa principal atividade é a pecuária, mas estamos com boas possibilidades de evoluir igualmente nos setores da mineração e agropecuária.” Já o prefeito de Nioaque, Gerson Garcia, destacou a possibilidade de dialogar sobre as demandas do município junto ao governo do Estado. “Vamos levar nossos pedidos, reivindicações e o que temos para desenvolver na cidade. Temos muitos assentamentos rurais e precisamos trazer um trabalho efetivo para que possam produzir e consigam tirar o seu sustento da terra. Acredito que esse evento para Nioaque será de grande importância e nos comprometemos a contribuir da melhor maneira para que possa haver crescimento.”

Destaques 

Na edição em Bonito, a Rota do Desenvolvimento discutirá, dentre outros, os temas do turismo, meio ambiente e inovação. No dia da abertura do evento (26) o encontro Diálogos do Desenvolvimento Sustentável, às 9 horas, é uma oportunidade que o governo do Estado tem para saber mais sobre as demandas regionais, ouvir dirigentes, protagonistas socioeconômicos e o empresariado local, com a finalidade de colher informações e subsídios para que a Semade possa elaborar um plano de trabalho para o desenvolvimento local. Em Bonito, o destaque de Diálogos será a discussão sobre mudanças climáticas e as perspectivas de desenvolvimento regional.

Ação conjunta

A Rota do Desenvolvimento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Semade e conta com a parceria do Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest, Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a ação: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect e UFMS. Realizaram atendimento especializado: Agenfa; Core/MS – (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do MS); Corpo de Bombeiros Militar; Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do MS); Fundtur Pantanal; Fuphan; Imasul (com Licenciamento e Cadastramento Ambiental Rural); OCB/MS; Prefeitura de Corumbá; Receita Federal; Sebrae; Secretária de Indústria e Comércio; Senac; Senai; Senar; Sesc; Sesi; Sirecom; Subjuv (Subsecretaria da Juventude); e Vigilância Sanitária.

A programação completa está no site da Rota do Desenvolvimento. 

Vanessa Ricarte – Assessoria de Comunicação da Semade

Foto: Jessica Barbosa – Subsecretaria de Comunicação