(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Reestruturação do Centro Penal da Gameleira garante mais segurança para a população

Campo Grande (MS) – O Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG), unidade masculina de regime semiaberto de Campo Grande, está passando por obras de  reestruturação e implementação dos sistemas de segurança e iluminação.

Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, “o objetivo é corrigir vulnerabilidades, com foco na proteção dos servidores penitenciários,  visitantes,  internos, bem como de toda a sociedade”.

A reestruturação no sistema de segurança vem desde a portaria, onde foi construída uma guarita mais segura, o que dificultará o acesso ao presídio. As obras envolvem ainda a  instalação seis portões eletrônicos, 56 holofotes, para que a iluminação abranja todos os pontos da unidade, e 32 câmeras de segurança, colocadas em locais estratégicos.

Todo esse processo de modificações e adequações estruturais acontece de parceria entre a Agepen e o Conselho da Comunidade de Campo Grande, que disponibilizou os recursos financeiros, com investimentos de, aproximadamente, R$ 200 mil.Também estão sendo promovidas melhorias nas celas e solários.  A intenção é a padronização e organização desses locais. “Assim teremos mais facilidade em realizar os nossos trabalhos”, destaca o  diretor do presídio,  Tarley Cândido Barbosa.

As obras tiveram início há cerca de dois meses e devem ser concluídas dentro de 30 dias , sendo realizadas com mão de obra de reeducandos da própria unidade penal.

“Buscamos ações para um sistema de segurança de melhor qualidade e com comodidade, que seja ágil e eficiente”, ressalta o diretor do estabelecimento prisional. “Isso facilitará o acesso para alojar os internos nos pavilhões, os portões, a iluminação e as câmeras reforçarão o controle e monitoramento de entradas no presídio”, finaliza Tarley.

Reportagem – Romilda Herebia 

Leia  MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população