(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Projeto transforma em lei o direito de acompanhante ao idoso. (Foto. Ademir Mendonça)

Bela vista (MS) – Foi aprovado pelos vereadores de Bela Vista na sessão ordinária dia (27) projeto de lei (PL 10/2017) que dá direito a acompanhante para o idoso que recebe tratamento em outra cidade.

O acompanhante será pessoa de responsabilidade da secretaria de saúde, que devera disponibilizar um profissional da área da saúde, enfermeiro ou técnico em enfermagem ou um acompanhante de idoso, dependendo da situação do paciente, para acompanhá-los nos casos em que há necessidade de deslocamento para outro município para tratamento de saúde.

Os pacientes que deverão ser acompanhados são idosos que fazem tratamento de doenças patológicas, lesões graves, quimioterapia, exames emergenciais, traumas complexos e internação.

Na justificativa o vereador Hemerson Buiu disse que o projeto visa resguardar a saúde do idoso, um acompanhante com conhecimento técnico garante segurança necessária para a família e para o próprio paciente.

Buiu afirma ainda que o a ansiedade do idoso sempre aumente quando se sente desamparado, ameaçado, ou sem nenhum controle sobre a situação. “Por isso respeitar o desejo do idoso em saber sobre a doença e a rotina de cuidados ira permitir ao idoso uma preparação emocionalmente, e de suma importância”, comentou Buiu.

Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa

Leia  Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS