(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura de Figueirão reúne criadores do Norte de MS para apresentar detalhes do Pacto Sinal Verde

Criador da cidade atinge 91,5% de farol verde nos animais abatidos na semana do evento, apresentando carne de alta qualidade 

A convite da Prefeitura Municipal de Figueirão (MS), criadores da região Norte do Estado vão até a Areia Santa conhecer detalhes do Pacto Sinal Verde, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lançada em agosto, em parceria com entidades relacionadas à pecuária e com apoio da JBS. A finalidade do evento é apresentar o modelo de produção integrada para atender às novas demandas dos consumidores brasileiros e internacionais, como estratégia para alavancar a produção e comercialização da carne bovina do Estado. A apresentação será no sábado (17), a partir das 9h30, em Figueirão, no Tatersal de Leilões da Fazenda 3R.

O evento surgiu da necessidade de conscientização dos criadores, que devem ampliar a qualidade da produção local, com padronização dos animais, tipificação de carcaça, buscando maior fidelização com os canais de venda. “Apesar de estarmos na região que apresenta excelentes índices de qualidade à indústria, o mercado interno e externo tem exigido mais. Os pecuaristas também podem fazer mais pelos consumidores e por eles próprios, que buscam melhores índices de rentabilidade”, detalha o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin. “É uma oportunidade histórica que temos de estimular a união entre a classe criadora, em prol de avanços mercadológicos, que levarão o nome de Mato Grosso do Sul cada vez mais longe e alinhado à qualidade”, completa.

“Temos desenvolvido e implantado diversas ferramentas desde 2012 a fim de melhorar o relacionamento entre a indústria e o pecuarista. Uma delas é o Farol da Qualidade, que correlaciona os parâmetros técnicos da carcaça em farol verde (padrão desejável), farol amarelo (padrão tolerável) e farol vermelho (padrão indesejável). Em conjunto funcionam diversos protocolos de tipificação, entre eles o Juntos por um Boi de Sucesso, que premia o pecuarista fornecedor de carcaças no padrão desejável”, explica Eduardo Pedroso, diretor de Originação para SP e MS da JBS. Como apoiadora do Pacto Sinal Verde, a JBS se comprometeu a atingir 100% do abate tipificado no Estado até dezembro deste ano, assim como elevar o farol verde da qualidade dos atuais 27% para 50% e reduzir o farol vermelho da qualidade de 10% para 3%, até agosto de 2016. A empresa também vai remunerar os pecuaristas de forma diferenciada, de acordo com a qualidade dos animais.

O criador Waldemar Schimorantz, proprietário da Fazenda Ventura, em Figueirão, encaminhou na quarta-feira (14), 340 animais para abate em Campo Grande, com 91,5% das carcaças classificadas como farol verde, sendo considerada carne de elevada qualidade e digna de exportação. “Existe um potencial imenso em Mato Grosso do Sul, principalmente na região Norte. Diminuindo a idade de abate, como fizemos, padronizando os animais e investindo na criação, todo mundo ganha, seja a indústria ao apresentar qualidade, o pecuarista com a bonificação, e o consumidor com a maciez da carne”, afirma o pecuarista, apontando para as vantagens do Pacto Sinal Verde.

Fidelizar e abrir novos mercados para a carne do Estado de Mato Grosso do Sul, atingir 100% do abate do Estado tipificado e, promover o mapeamento digital da cadeia fornecedora como ferramenta de auxílio ao planejamento da produção e logística (transporte) da matéria-prima e escoamento da produção do Estado, estão entre os objetivos do Pacto Sinal Verde, que será detalhado aos criadores do Norte de MS.

A sustentabilidade também é parte fundamental do Pacto Sinal Verde, pois os parceiros querem incentivar a regularização ambiental das propriedades rurais por meio da adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), promover a intensificação sustentável da pecuária por meio do aumento progressivo da arroba de carcaça/hectare – em atendimento ao Novo Código Florestal Brasileiro, e promover o crescimento da adoção de sistemas integrados de produção.

A Abiec, Famasul, Acrissul, Embrapa Gado de Corte e a Novilho Precoce são entidades parceiras do Pacto Sinal Verde, responsáveis pela interlocução com a base produtiva, trazendo mais legitimidade ao diálogo, além de contribuírem com soluções sustentáveis.