(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Prefeito Douglas Gomes esteve na aldeia, entregando feião. Foto. Assessoria de Imprensa

O prefeito Douglas Gomes (PP) visitou a Aldeia Pirakuá na manhã desta terça-feira (17.11) e fez a entrega de 130 pacotes de feijão que totalizaram 780 quilos e que irão beneficiar 120 famílias.

Essa entregas, fazem parte da continuação da entrega do feijão que foi doado pela CONAB ao município de Bela Vista.

Pirakuá , quer dizer o buraco do peixe, é um tekohá retomado em 1985. Foi a primeira terra reconquistada desde 1925, quando o processo de confinamento em pequenas áreas ou reservas.

A aldeia Pirakuá está localizada a 45 km da sede do município de Bela Vista, e possui pouco mais de 2 mil hectares, e é hoje um lugar muito especial dentro do contexto das terras indígenas Kaiowá-Guarani. Terra muito fértil às margens do Rio Apa, muito piscoso e com mais de mil hectares de mata Atlântica, praticamente intacta.

O prefeito Douglas Gomes (PP) , foi recebido pelo cacique Jorge Gomes na Escola Municipal Hoy Arandú Renda, que foi construída na administração do saudoso prefeito Geraldo Murano.

Em sua fala aos presentes na Aldeia Pirakuá, o Prefeito Douglas Gomes (PP) disse que “pretende concluir até o final do ano a escola (emenda parlamentar do ex-Deputado Federal PT-MS Biffi) , que na próxima visita vai levar a Secretária de Saúde e também a Secretária de Educação para avaliarem a situação da aldeia.

O Capitão (Chefe)Marciano Ireno pediu ao prefeito a reforma da ponte sobre o Rio Apa Mi, pois a mesma é a única ligação da aldeia com a cidade.

Também usou da palavra o cacique Jorge Gomes, que falou “ o prefeito Douglas Gomes trouxe a chuva, e depois da chuva, vem as obras”. Jorge Gomes retornou à aldeia Pirakuá em 1989 e representa 60 mil índios do Conesul.

Estiveram fazendo a entrega do feijão na Aldeia Pirakuá, na manhã desta terça-feira, o Prefeito Douglas Gomes (PP), 1ªDama Bellinda Lopes Gomes , Secretária de Assistência Social Pâmela Pires Nunes, Coordenadora do CRAS II Assistente Social Sandra Maria do Nascimento, a Coordenadora de Atenção Básica Sonia Jennifer Irala e o Assessor Imprensa Márcio Cabreira.

(Assessoria de Imprensa-Marcio Cabreira/Edson Lacorte)