(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

reuniao_acougueirosAntonio João (MS) – A Prefeitura de Antônio João está trabalhando para implantar no município um matadouro municipal para abate de gado obedecendo todas as exigências da vigilância sanitária. No último dia 14 um grupo de açougueiros manteve reunião com o secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jayme J. Schneider, oportunidade que foi discutida a execução do projeto através de parceria público-privada.

Recentemente em uma operação desenvolvida em Antônio João a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Abastecimento, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo- DECON e Vigilância Sanitária Estadual, resultou na apreensão de carne bovina que não havia passado pela inspeção do Estado em vários estabelecimentos comerciais do município, causando prejuízos para os comerciantes locais.

Diante desta situação, o secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, disse que o poder público procurou dar de forma imediata uma resposta ao problema que afeta economicamente os comerciantes e também a população que acabou ficando sem opções de compra de carne bovina. “Imediatamente procuramos os comerciantes e solicitamos que fizessem a mobilização de todos que atuam neste setor para que voltássemos a nos reunir, o que ocorreu nesta quarta-feira. Estamos com a planta do projeto para implantação do matadouro municipal pronta e nos próximos dias vamos dar encaminhamento a concretização da etapa de implantação”, ressaltou Afrânio.

O município vai adquirir uma área, vai preparar o local com terraplanagem, cercamento e aquisição de equipamentos e também ficará responsável pelos projetos de engenharia e de licença ambiental. “Tudo que a Prefeitura vai executar será feito obedecendo as normas construtivas do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).  O projeto será executado através de parceria público-privada em conjunto com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Serviço de Vigilância Sanitária do Estado”, destacou o secretário Jayme J. Schneider.

O secretário adiantou que a Prefeitura de Antônio João já conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e que o abate de gado no futuro matadouro municipal, será inspecionado por um médico veterinário que será disponibilizado pelo município. “É importante ressaltar que o projeto continua sendo discutido com os órgãos competentes para que a execução ocorra o mais rapidamente possível, mas cumprindo rigorosamente as normas exigidas”, disse.