(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Vereadores analisando relatório dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2015Legislativo: Nesse primeiro semestre de atividades no Legislativo, a nova mesa diretora, eleita para o biênio 2015/2016, iniciou sua gestão com comprometimento e foco em suas ações. A nova presidente da Câmara Municipal de Murtinho, vereadora Sirley Pacheco (PSB), afirma ter como principal meta o desafio de instituir, no Legislativo murtinhense, uma gestão moderna no sentido de melhorar a Casa Alta e envolver todos os vereadores e a população nas decisões do Legislativo. “A Câmara Municipal não pode ser comandada pelo Prefeito, nem por um pequeno grupo de vereadores. O Legislativo deve ser independente, fiscalizador e transparente, pois só assim o Poder Executivo não fica na zona de conforto e passa a se preocupar com a correta gestão dos recursos públicos”, disse a Presidente.

Submissa ao Executivo, a Câmara deixa de ser útil com relação à fiscalização do dinheiro público. E essa é a grande preocupação da atual mesa diretora. Modernizar o Legislativo significa apoiar as ações positivas que o Prefeito pretende executar, desaprovar as negativas e combater a corrupção. Melhorar as coisas em Porto Murtinho, ser independente com relação ao Prefeito, atuar de verdade, com coragem, fazendo o certo, mesmo se para isso for preciso contrariar interesses particulares. Esta é a proposta de trabalho da nova gestão da Câmara, uma gestão moderna, corajosa e cheia de energia.

A presidente aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações nesses seis meses de gestão onde presta consta de suas ações nesse primeiro semestre. Para ela foi extremamente positivas e intensas. Os números mostram que desde a primeira sessão deste ano, realizada no 01 de janeiro de 2015, foram apresentados requerimentos relevantes, além de analisados e aprovados projetos de lei que beneficiam toda a população murtinhense.

Leia  Porto Murtinho ganha Prêmio Sebrae em inclusão produtiva com projetos inovadores

Os vereadores realizaram nesse primeiro seis meses 17 sessões ordinárias, 11 sessões extraordinárias, 04 sessões solenes. Nessas reuniões ordinárias os edis analisaram e aprovaram 10 projetos de leis de autoria do Executivo, 09 projetos de leis de autoria do legislativo, 54 Indicações, 42 requerimentos, 28 moções de aplausos, 12 moções de pesar, 02 moções de repúdio, 47 resoluções, 48 decretos legislativos, 15 projetos de emendas aditivas, modificativas e supressivas, 348 ofícios do legislativo e 35 convocações de vereadores.

Na parte interna da Câmara de Vereadores a nova Mesa Diretora desenvolveu trabalhos no sentido de dar transparência na lida com as coisas públicas, melhoria na Infraestrutura e as condições de trabalho da Câmara Municipal: Contratação de Assessoria e Consultoria jurídica e Contábil, Pintura do prédio da Câmara Municipal, reforma das cadeiras e assentos do plenário, aquisições e instalação de mais ar condicionado para o plenário, aquisições troca de alguns móveis na parte burocrática, aumento salarial acima da inflação aos servidores municipais e a antecipação do 13º salário dos servidores do legislativo.

Para a presidente do Legislativo, Sirley Pacheco, este primeiro semestre foi produtivo e com resultados satisfatórios. “Tivemos a oportunidade de apreciar muitos projetos de lei de grande relevância, indicações onde os vereadores solicitaram melhorias para a comunidade, requerimentos emitidos pela câmara para saber como andas a aplicação dos recursos por parte da administração municipal, realizamos as sessões para ouvir também do povo as reivindicações,, futuramente, já no segundo semestre vamos adotar uma vez por mês sessão nos bairros, as sessões itinerantes, pois entendo ser uma forma de aproximação entre o Poder Legislativo e a população, principalmente para que as pessoas possam expressar suas necessidades e buscar, junto a nós que somos seus representantes, formas de ajudá-los na solução dos problemas”, finalizou a presidente.

Leia  Porto Murtinho ganha Prêmio Sebrae em inclusão produtiva com projetos inovadores

Reportagem – Toninho Ruiz