(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Murtinho: Sentinela do Pantanal lembra a bravura de Duque de Caxias no Dia do Soldado

Homenagem: Na manha de terça-feira, 25, o comando da gloriosa e prestigiosa unidade militar do Exército Brasileiro fincado em solo pantaneiro, a 2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal realizou a solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. A cada ano, renovam-se os ideais do pacificador Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que é Patrono do Exército Brasileiro. Muitas foram as suas vitórias, maiores ainda, suas glórias. Desta forma, a 2ª Cia Fron se revigora nesta data, lembrando os frutos das sementes plantadas por Caxias. Por isso, em cada soldado “guerreiros do Pantanal” reflete o espírito do eterno soldado idealizado.

Sabemos que o soldado é o cidadão fardado responsável pela garantia das leis e segurança dos lares. Com isso, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica são forças devotas à defesa da Pátria, da ordem e das instituições.

Para os membros dessa prestigiosa e vitoriosa unidade militar do Exército Brasileiro fincado neste rincão, defensora da soberania nacional, esta data tem um significado muito especial, pois, não comemoramos as vitórias em guerras, às custas de sangue, mas sim, a paz que juraram guardar e proteger, promovendo cidadania, dever de cada um dos integrantes dessa conceituada unidade de segurança. O soldado de hoje, é um guardião da paz e da ordem. Ser soldado é dedicar-se inteiramente ao serviço militar, à preservação da ordem pública e à segurança institucional, mesmo com o risco da própria vida, de acordo com o juramento ao ingressar na caserna.

O Dia do Soldado

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luis Alves de Lima e Silva, que nasceu em 25 de agosto de 1803 e se tornou patrono do Exército Brasileiro. Filho do Marechal de Campo Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, seu dom foi uma herança herdada de família, pois, ainda muito novo Lima e Silva abraçaram a carreira das armas e foi bem sucedido.

Leia  Prefeito Nelson Cintra cumpre agenda com Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública na capital

É tido como pacificador e sufocou muitas rebeliões contra o Império. Comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de hum milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população daquele país).

Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de Duque de Caxias – o mais alto titulo de nobreza concedida pelo imperador.

O Dia do Soldado é uma data que lembra e homenageia esse homem que deu inúmeras provas de perspicácia política, como soldado invicto, submeteu aqueles que ameaçavam desagregar a nação, sem, contudo, permitir a humilhação e a perseguição dos derrotados.

A Solenidade

A solenidade foi marcada pelo juramento dos recrutas incorporados neste ano que assumem o compromisso à Bandeira Nacional e se comprometeram em defender a nação.

Em breve palavras o comandante da 2ª Cia Fron, major de Infantaria Macedo, reforça a importância do soldado brasileiro. “Neste dia, homenageamos Duque de Caxias – uma referência para a nação. E como patrono um paradigma do soldado. Parabéns, soldado que protege o Estado e a nação e que trabalha pela glória do Brasil”, destacou.

A solenidade contou com a presença de populares convidados, familiares dos militares, autoridades civis e militares entre eles destaque para os vereadores Regina Heyn, Maria Donizete dos Santos e de Fábio Silva dos Santos.

Em seguida a tropa desfilou em continência ao seu comandante com muita vibração.

Reportagem – Toninho Ruiz