(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Ponte, preste a cair coloca em risco vida de moradores e alunos que utilizam transporte escolar

Diversas estradas rurais utilizadas pelos produtores para o escoamento da produção e para os seus filhos irem às escolas estão em literal estado de abandono em todo o município de Porto Murtinho.

Um exemplo típico da falta de compromisso da atual administração murtinhense com a área rural do município pode ser constatado ao se utilizar a Rodovia Municipal denominada PM-01, estrada que dá acesso a várias fazendas da região Norte do Município.

Além da estrada que está completamente abandonada e cheia de buracos, há problemas também com a ponte que está localizada a cerca de nove km da área urbana de Porto Murtinho.

Naquela região, o tráfego de veículos e de pessoas é intenso durante todo o dia e caso haja a interdição da ponte que está em péssimas condições de conservação e já coloca em risco a segurança de quem a utiliza, os moradores terão que buscar uma rota alternativa para chegar à sede administrativa do município. A solução natural é a utilização de outra estrada, o que certamente irá trazer uma enorme dor de cabeça aos moradores.

Como é de conhecimento da população, o serviço de transporte escolar do município passa por aquela região e caso a ponte venha a cair ou sofrer uma interdição por parte de autoridades realmente responsáveis e preocupadas com a segurança da população, os moradores da Fazenda Pirizal e região, por exemplo, terão de encontrar uma estrada alternativa até que a atual administração acorde e comece a recuperar as estradas vicinais e as pontes rurais que estão em péssimas condições.

No caso das pontes, o madeiramento está completamente corroído pelo tempo, até mesmo para leigos constatam que a cabeceira da ponte já não segura mais terra devido o fato de a madeira estar apodrecida.

Em conseqüência da falta de manutenção por parte do município, alguns produtores rurais chamaram para si a responsabilidade e estão realizando pequenos reparos nos locais em que a situação vai ficando mais grave.

Estrutura da ponte esta podre podendo desabar a qualquer momento.

O produtor rural Fernando Pavese é um dos que estão sendo prejudicados pela falta de compromisso da administração municipal e que chamou a imprensa para denunciar a situação de abandono a que foi legada praticamente toda a área rural do município de Porto Murtinho.

A outra reclamação dos produtores rurais é com referência à estrada que demanda à Colônia Ingazeira, que se inicia à margem direita da Rodovia BR-267, a pouco mais de 10 km de Porto Murtinho e demanda para o antigo destacamento do Exército na margem do Rio Apa.

Segundo os produtores rurais, a falta de manutenção acabou resultando em muitas crateras que, por sua vez, provocam o atraso do veículo que faz o transporte escolar, além de causar muitos transtornos na hora de transportar gado para a comercialização ou mesmo entre propriedades rurais.

Vale registrar que no caso da Estrada da Ingazeira, esta não é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Trata-se de uma estrada de escoamento da produção que foi estadualizada durante o segundo governo de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, recebendo a denominação de MS-195. A referida estrada está há três anos sem receber o atendimento da máquina administrativa estadual.

Redação – fronteiranews