Destaques
Porto Murtinho: Governador Reinaldo Azambuja reativa  porto de Exportação de Murtinho

Governador Reinaldo e o vereador EdiCarlos. Foto: Toninho Ruiz

Infraestrutura: Em solenidade bastante concorrida o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reativou o terminal Portuário de Porto Murtinho nesta terça-feira, 20, o primeiro embarque acontece nesta terça com seis mil toneladas de açúcar para o Uruguay.

Para o governador, a reativação das atividades oferece aos empreendedores um canal de escoamento alternativo pelo rio Paraguay para a produção estadual. O objetivo é reduzir até pela metade os custos com o transporte dos produtos regionais para outros países.

Além da importância para a logística do transporte da produção, a retomada das operações portuárias representa relevante incremento para a economia do municipio. Entre empregos diretos, serão abertas 40 vagas e mais 100 postos indiretos, de acordo com a Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM). Além da reativação do terminal, o governador assinou um decreto que regulamentará o incentivo fiscal para a atividade portuária, o decreto foi assinado pelas autoridades locais e regionais e será publicado amanhã em Diário Oficial.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Veruck explicou sobre os incentivos fiscais concedidos as empresas que desejarem utilizar o porto, por meio do Programa de Estimulo a Importação em Porto Murtinho. Dessa forma, o adicional de produtos que for exportado pelo porto terá isenção fiscal de ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços). Jaime explica que quer incentivar o envio de soja e milho pelo porto. Neste caso, as empresas terão que recorrer a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) fazer uma solicitação e então é definido o volume de exportação. O excedendo ao que a empresa já exporta anualmente, será isento. O processo também funcionará para a importação.

Durante seu discurso, Reinaldo Azambuja afirmou que “todo mundo perdeu” com o tempo em que o porto ficou fechado devido a briga judicial, e que agora “temos que recuperar isso”. “Cabe a nós melhorar a competitividade, agregar valor para o produto. Aqui todo mundo vai ter que ganhar, produtor, empresas e clientes”, disse.

Reinaldo disse ainda este porto é o inicio do incentivo a logística no Estado. “Não é possível que ninguém use esse rio (Paraguay), temos aqui as condições de escoar nossas riquezas e inserir nosso produtos no mercado”, afirmou o governador que terminou que terminou dizendo que  quem vai ganhar é todo o Estado.

O empresário Michel Chaim, presidente do grupo responsável pela zona portuária, agradeceu o apoio das autoridades e confiança no empreendimento e ressaltou como o porto levará o desenvolvimento para a cidade e região, abrindo as portas para as empresas. “Qualquer empresário ou político ele tem que primar pela produção, sem produção o país não anda. Assinando esse decreto Porto Murtinho será a maior porta de exportação do Estado”, finalizou emocionado o empresário.

Várias autoridades e empresários estiveram presente no ato da reativação do porto de Murtinho, entre eles o deputado federal Vander Loubet (PT), deputado estadual Pulo Corrêa (PR), o contra-almirante do 6º Distrito naval de Ladário, o comandante da 2ª Cia Fron Major Macedo, o ex-prefeito e atual diretor da fundação de turismo de MS Nelson Cintra Ribeiro.

Reportagem – Toninho Ruiz

IMG_3644-BorderMaker IMG_3658-BorderMaker IMG_3710-BorderMaker IMG_3720-BorderMaker IMG_3737-BorderMaker IMG_3753-BorderMaker IMG_3866-BorderMaker IMG_3869-BorderMaker IMG_3875-BorderMaker IMG_3888-BorderMaker IMG_3895-BorderMaker IMG_9452-BorderMaker IMG_9472-BorderMaker IMG_9498-BorderMaker IMG_9596-BorderMaker IMG_9604-BorderMaker IMG_9623-BorderMaker IMG_9625-BorderMaker