(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
IMG_4364

Agência Fluvial de Murtinho celebra 151 anos da Batalha do Riachuelo. Foto. Toninho Ruiz

Segurança NacionalEm todo país, os 151 anos da Batalha do Riachuelo foi celebrado pela Marinha do Brasil. Em Porto Murtinho a data trouxe à Agência Fluvial de Porto Murtinho, autoridades e convidados para um ato solene com entrega de medalhas e homenagens a componentes da guarnição dessa importante unidade militar fluvial.

O Capitão Tenente Alexandre Brandão recebeu os convidados e fez a entrega das homenagens. Comunidade também acompanhou a solenidade. “Acreditamos que mesmo sendo uma data delicada, estando tão próxima do Paraguai, a data deve ser celebrada sem rusgas, pois já se foram 151 anos, e todo e qualquer contratempo já foi superado por ambos países, principalmente aqui que convivemos pacificamente com os irmãos paraguaios e se projeta uma integração, com laços de amizade e fraternidade das nossas cidades irmãs, especificamente na nossa região com a cidade de Carmelo Peralta, Vallemí e Fuerte Olimpo, dentre outras.

Estaremos sempre vigilantes para defender a harmonia e a paz, presentes nas mais diversas atividades seja no patrulhamento e vigilância das nossas águas, seja em outras atividades de apoio. Nessa oportunidade parabenizo o primeiro sargento Costa Pires pela merecida promoção, fruto da dedicação ao serviço naval e o primeiro sagento Marcos por ter sido agraciado com a Medalha Mérito Marinehro fruto da sua obnegação nas tarefas embarcado nos meios da Marinha do Brasil, assim como dou boas vindas ao So Sidney, mais novo integrante da família naval em Porto Murtinho, que a partir de então será o meu imediato. Finalmente reafirmo os compromissos da nossa agência na região, proteger nossas riquezas e cuidar da nossa gente. Viva o Brasil, Viva a Marinha”, disse cap. Brandão.

A Batalha Naval do Riachuelo foi travada em 11 de junho de 1865, às margens do arroio Riachuelo, afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina. Considerada como uma importante batalha no processo da Guerra do Paraguai, a batalha onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito foi resultado de uma série de disputas políticas para região do rio da Prata, espaço que integrava ambicioso projeto paraguaio de expansão.

O sucesso dos combatentes Brasileiros nessa missão impediria eficazmente a ocupação paraguaia à região sul do Brasil. A batalha contabilizou 104 mortos.

O atuante vereador Edicarlos Lourenço (PSDB) esteve presente nessa solenidade e disse que a presença da Marinha do Brasil em terras pantaneiras marca e prega a pacificação e em conjunto com a Armada Paraguaia hoje são exemplos de integração de salvaguardar a soberania nacional e a segurança fluvial nesta região.

IMG_4251 IMG_4254 IMG_4273 IMG_4277 IMG_4294 IMG_4304 IMG_4320 IMG_4328 IMG_4348 IMG_4354 IMG_4356 IMG_4364 IMG_4366 IMG_4391

Reportagem e texto: Toninho Ruiz