(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Geraldo Resende e André Puccinelli (Foto: Divulgação )

O comando regional do PMDB fixou em 31 de agosto deste ano a data das convenções municipais visando à escolha dos dirigentes que comandarão o destino do partido com vistas às eleições para prefeitos e vereadores do ano que vem.

No entanto, o processo de reorganização partidária tem início num momento turbulento em que as principais lideranças peemedebistas estão envolvidas em acusações de corrupção, conforme investigação da Operação Lama Asfáltica, deflagrada em julho pela Polícia Federal, Receita Federal, CGU (Controladoria-Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal).

De acordo com a Polícia Federal, os prejuízos aos cofres públicos somam aproximadamente R$ 11 milhões, de um montante de R$ 45 milhões fiscalizados.

Flagrado em grampo telefônico – gravações autorizadas pela Justiça – em conversa suspeita com correligionários, o ex-governador André Puccinelli nega sua participação no esquema fraudulento.

A renovação partidária por orientação da cúpula regional começa por Dourados, o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, no próximo dia 16, segundo confirma o deputado federal Geraldo Resende, pré-candidato do partido à sucessão do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Segundo ele, a eleição para escolha da executiva municipal e dos novos membros do diretório douradense ocorrerá a partir das 8 horas na Câmara de Vereadores. Até a tarde de sexta-feira (7), apenas uma chapa havia se inscrito, denominada “PMDB de Verdade”.

O nome da chapa coincide de forma irônica com a debandada de correligionários locais, como o ex-deputado federal Marçal Filho, que se abrigou no PSDB, e a vereadora Délia Razuk, que aguarda a janela partidária para se filiar ao PR, presidido no Estado pelo ex-deputado federal e ex-assessor especial do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, também envolvido nas acusações da Operação Lama Asfáltica.

Além do novo diretório municipal, a convenção vai escolher os quatro delegados e respectivos suplentes à Convenção Estadual; a Comissão de Ética e Disciplina e seus suplentes; o Conselho Fiscal e respectivos suplentes.

De acordo com Geraldo Resende, além dos filiados e militantes do PMDB, o evento deverá contar com a presença de lideranças regionais, estaduais e federais do partido e de outras agremiações partidárias, que estão sendo convidadas. “Será uma grande festa cívica, mantendo a tradição de um partido que há décadas constrói a história da democracia brasileira”, ressalta.

CAMPO GRANDE

Em Campo Grande, onde o PMDB  manteve uma hegemonia de mais de duas décadas, o partido encontra dificuldade para indicar um candidato de consenso, isso porque o deputado estadual Marquinhos Trad, principal nome atualmente, também deve aproveitar a janela partidária para se abrigar em outro grupo político.

Rebelde no partido, Marquinhos deve se filiar ao PSD para disputar à sucessão do prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP).