(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

IMG_5666Porto Murtinho (MS) – Encerrando as ações do Movimento Maio Amarelo, a gerência municipal de Trânsito junto com o DETRAN-MS, unidade de Porto Murtinho em parcerias com órgãos militares e segmento da sociedade civil, realizaram no sábado, 27, o Passeio ciclístico Maio Amarelo. Saíram da Praça da Bíblia no bairro Florestal e se encerrou na Arena Asterio da Conceição.

A chefe da unidade do DETRAN-MS de Murtinho, Maria Cristina de Abreu comemorou a adesão, segundo ela, foram mais de 250 participantes vestidos de amarelo e no local receberam laço da mesma cor do movimento, símbolo da campanha, que foi colocado no guidão de todas as bicicletas. “O objetivo desta ação foi chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito nacional e propagar a mensagem que a bicicleta é um veiculo e deve respeitar a sinalização”. Além do passeio ciclístico, técnicos de trânsito e polícia militar que cuida do trânsito realizaram no mês de maio várias palestras educativas em escolas da rede pública aos alunos para conscientizar e orientar o espaço de cada um no trânsito pedestre, ciclistas, motociclistas e motorista de veículos a se respeitarem nas vias públicas.

Por que Maio Amarelo?

O Maio amarelo é um movimento internacional que surgiu em razão da preocupação com os altos índices de mortalidades e de acidentes no trânsito no País. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e, com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O objetivo do Maio Amarelo é colocar em pauta o tema segurança viária, sensibilizando a conscientizando a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referencia à sinalização de advertência no trânsito.

O prefeito Derlei Delevatti (PSDB), enalteceu a mobilização, dizendo que mesmo Murtinho sendo uma cidade de pequeno porte a mobilização conseguiu o objetivo de levar centenas de pessoas às ruas neste sábado para chamar atenção da conscientização no respeito no trânsito. O prefeito lembrou que as ocorrências de acidentes no transito mutila milhões de pessoas no mundo todo e esta mobilização conseguiu chamar atenção para esses fatos.

Participaram do passeio a 2ª Companhia de Fronteira, corpo de Bombeiros, Policia Militar e representantes da sociedade organizada de Murtinho. Após o Passeio Ciclístico os participantes concorreram a brindes na Arena Asterio da Conceição. O DETRAN de Murtinho cadastrou cerca de 250 pessoas para o evento e distribuiu as camisetas amarelas comemorativas aos participantes.