(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
IMG_4872

Paraguaios e brasileiros se reúnem para montar comitê de reivindicações

Carmelo Peralta (PY) – Autoridades brasileiras e paraguaias se reuniram no domingo, 30 de abril, em Carmelo Peralta, departamento do Alto Paraguay, para montar um comitê de reivindicação conjunta. A nova agenda de cooperação fronteiriça instituída neste domingo pelos vereadores murtinhenses e carmelenses, prefeitos de Murtinho e Carmelo Peralta com apoio da governadora do Alto Paraguay Marlene Ocampos, tem por objetivo de coordenar o conjunto dos mecanismos que se ocupam da integração fronteiriça com o Paraguay e de promover o desenvolvimento integrado da faixa de fronteira nesta região.

O que levou as autoridades a se reunir para montar o comitê pelo desenvolvimento é a necessidade de se preparar para os bons ventos que começam a soprar em favor desta região. Uma delas é o projeto “Indústria sem Fronteiras”, que beneficia cidades fronteiriças com a “Lei Maquila” lei essa com incentivo fiscal, outros temas como a pavimentação asfaltica entre as cidades de Carmelo Peralta e Loma Plata esta para ser concretizada com a abertura do resultado licitatória, a construção da ponte sobre o rio Paraguay no valor de R$ 193 milhões. Mas antes da realização concreta dessas obras os dois municípios precisam se preparar e elaborar planos de colher os louros do desenvolvimento. Tem outras deficiências principalmente no lado paraguaio que precisam ser sanado, como a melhoria no aeroporto de Carmelo Peralta. Essa preocupação pode levar autoridades dos lados a reivindicar em conjunto com o governo central do país vizinho, como se diz, “Juntos somos mais fortes”.

Ainda esta semana se realizara nova reunião para montar a comissão que será composta por autoridades murtinhenses e carmelenses e a partir da criação dessa comissão se elaborará as prioridades de reivindicações. Esse grupo de trabalho irá elaborar agendas com as autoridades binacionais para apontar a maior deficiência dos dois lados.

Leia  Pescaria de mulheres em Porto Murtinho tem jau fisgado de 25 quilos

Na ocasião, a governadora Marlene Ocampos, classificou a criação do comitê como avanço na concretização da integração da região, “O objetivo desta reunião bilateral é fazer a avaliação da implementação dos projetos doados e ao mesmo tempo identificar as recentes áreas de apoio para o futuro”, destacou a líder paraguaia.

Por outro lado, a ex-vereadora e atual secretaria de Governo municipal de Murtinho, Regina Heyn, que representou o prefeito naquela reunião, classificou a iniciativa como excelente pelo objetivo de participar dos grandes projetos de obras que vem para a região, “muitas vezes nós moradores da região não estamos por dentro dos projetos em nível de governo central dos nossos países e nessa hora que pecamos por nãos nos preparar para fomentar o progresso e esta reunião é para isso, vamos participar diretamente dos debates da elaboração dos projetos que vem para a nossa região”, diz Regina.

Agora a prioridade da comissão é melhoria para o aeroporto de Carmelo Peralta, a comissão contou com a presença do engenheiro civil paraguaio Blaz Cristaldo, do Ministério de Obras Públicas e comunicação Social, MOPC, que é responsável da construção do aeroporto de Fuerte Olimpo e vai construir o aeroporto de Bahía Negra, no Alto Paraguay.

Participaram da reunião a governadora Marlene Ocampos, prefeita de Carmelo Peralta, Mirna Orrego; empresário e pecuarista binacional, Flávio Queiróz; vereadores de Carmelo, Manoel Maidana, Carlos Ducubide Picanerai e Juan Silvio Martinez; o ex-prefeito de Carmelo, Domingo Duarte. Do lado murtinhense estavam presente a Regina Heyn (Governo), Carlos Alberto Heyn (Finanças e Planejamentos), Vereadores Miltinho Abrão, Flávio Abreu e Elbio Balta.