(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Elenilson Silva mantém projeto social em Bela Vista, cidade onde cresceu (Foto: Divulgação/Projeto Elenilson Silva)

Medalhista pan-americano em Winnipeg nos 5 mil e nos 10 mil metros, ex-atleta volta à cidade natal, Bela Vista, para encaminhar jovens na modalidade

Há 16 anos, o sul-mato-grossense Elenilson Silva abria o caminho do topo do pódio para os fundistas brasileiros nos Jogos Pan-Americanos ao conquistar ouro nos 10 mil metros em Winnipeg, no Canadá, em 1999. Atualmente, aposentado das pistas, o ex-atleta de 43 anos continua a desbravar trilhas. Em Bela Vista, cidade onde cresceu e despertou para o atletismo, Elenilson mantém um projeto social e ajuda crianças e adolescentes a darem os primeiros passos na modalidade.

Elenilson teve um início tardio no atletismo, aos 17 anos. Antes disso, ele jogava futebol e atuava no ataque em um time da cidade. Foi graças a um convite para participar de uma prova em Bela Vista que ele descobriu a aptidão para as corridas.

– Comecei em 1989, fiz a inscrição na prova e terminei na frente, mais de 1500 metros à frente do segundo colocado. Dois meses depois ganhei o campeonato estadual, dando quatro voltas no segundo colocado. Foi ali que eu percebi que tinha nascido para correr. Depois disso, naquele mesmo ano, fui disputar os Jogos Escolares Brasileiros e terminei em terceiro. Os outros dois naquele pódio eram Émerson Iser Bem e Eduardo Nascimento – relembra Elenilson.

Na década de 1990, Elenilson trocou Mato Grosso do Sul por São Paulo, onde começou a trajetória profissional que o levou a conquistar, entre tantos méritos, seis títulos brasileiros e um bronze no mundial de maratona e revezamento, além de competir em 23 países diferentes. Pendurou as sapatilhas em 2012, mas não largou o atletismo. Há três anos, Elenilson mora em Bela Vista e trabalha como massoterapeuta. Também fundou uma associação que atende cerca de 50 crianças e adolescentes.

– Com esse projeto não quero apenas formar campeões, mas também dar oportunidade para que esses jovens não sigam caminhos errados. Levar esporte, cultura e lazer para essas crianças é o principal objetivo – diz o ex-atleta.

“Troféu Elenilson Silva” em corrida rústica

Em Bela Vista aconteceu corrida para homenagear Elenilson Silva batizando com seu nome o troféu da 2ª Corrida Rústica, que foi realizada nas ruas da cidade no dia 20 de julho, com percurso de 5 km. A prova marca o aniversário de 107 anos de fundação da cidade.

Reportagem – Hélder Rafael