(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro, propôs constituição de uma Comissão Estadual de Eventos Agropecuários e Esportes do Meio Rural

Expobel gera emprego e renda e fortalece a economia de Bela Vista

A agitação é grande nos bastidores de uma das mais tradicionais feiras agropecuárias de Mato Grosso do Sul. Equipes de trabalho se movimentam de um lado para o outro. Tudo deve estar pronto quando os portões do Parque de Exposições Rio Apa se abrirem, dando início à Expobel [Exposição Agropecuária de Bela Vista].

O evento acontece ininterruptamente há 44 anos, no mês de julho, e é organizado e realizado pelo Sindicato Rural de Bela Vista. A primeira Expobel aconteceu no ano de 1972, no então estado de Mato Grosso, ainda uno. De lá para cá, muitas coisas mudaram, a feira se consolidou como maior festa da fronteira, ganhou investidores, expositores e conquistou a credibilidade do público.

Alice Aranda, empresária do setor alimentício, participa da Expobel há 25 anos

Veterana na Expobel, Alice Aranda trabalha em um dos restaurantes do parque há 25 anos. A comida é simples, mas temperada com capricho. Ali comem os patrões, os peões, os laçadores, os funcionários e a gurizada que conhece o local como Barraca da Dona Lurdes. Dona Lurdes, mãe de Alice, foi a pioneira no ramo de alimentação para atender o público que frequenta o evento. Desde a primeira edição, já servia a “comidinha caseira”, agradando ao paladar campeiro. Em 2013, Dona Lurdes, aos 82 anos, não resistiu ao câncer e partiu para a viagem além da vida. Atendendo ao pedido da mãe, Alice continuou abrindo o estabelecimento durante os 10 dias de exposição. “Tenho quatro senhoras que trabalham comigo. Elas ficam esperando, ansiosas, o mês de julho para serem chamadas. Nesta época, ganham um dinheirinho a mais. Para elas é muito importante essa renda extra. São pessoas simples e precisam de trabalho”, conta.

– Carlos Cândido da Silva, proprietário da Karbeck Segurança, empresa que atende a Expobel há 12 anos

Assim como o restaurante de Alice, outros segmentos geram emprego e renda durante a Expobel. O empresário João Sadim participa da feira há 12 anos e contratou 23 pessoas para esta edição. Sua empresa é responsável pela limpeza do parque antes, durante e depois do evento. “Nós contratamos pessoas daqui do município mesmo, pagamos a diária e a alimentação. Quando faço feiras em outras cidades, também levo pessoas daqui. Em Bela Vista tem muita mão de obra.”

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

Anualmente, passam pelo Parque de Exposições Rio Apa cerca de 80 mil pessoas. Com o público numeroso, garantir a segurança é fundamental. Carlos Cândido da Silva é proprietário da Karbeck Segurança, empresa que atende a Expobel há 12 anos. “Este ano minha equipe conta com 40 funcionários. Só não contratamos mão de obra daqui, porque é preciso que o funcionário tenha um curso específico. É uma exigência da Polícia Federal, que é o órgão fiscalizador das empresas de segurança privada.”

O economista e produtor rural Flávio Dinis Fernandes resolveu usar a experiência que ganhou nos rodeios de Barretos (SP) para colaborar com o Sindicato Rural. Há cinco anos organiza os rodeios da Expobel. “Procuramos contratar toda a equipe e empresas de Bela Vista, só alguns fornecedores que são de fora. Isso deixa o evento mais barato, reduz os custos em até 50%. Assim, o Sindicato consegue oferecer ao público uma atração de lazer com entrada franca.”

Valtinho Moreira, empresário do setor de modas, participa da Expobel há seis anos

Valtinho Moreira vive com o “pé na estrada”, de exposição em exposição, com sua loja itinerante, o empresário do setor de moda foi ganhando a clientela em todo o estado. Há seis anos trabalhando em feiras agropecuárias, já projeta uma loja na capital. “O mercado é bom e temos produtos de qualidade, com bons preços. Fidelizamos vários clientes e quando eles vão a Campo Grande querem saber onde é minha loja. Por isso, estamos estudando essa possibilidade de abrir uma sede na capital”, diz.


Zelador do Parque de Exposições, Dionísio Rodrigues Barbosa acredita que a Expobel é muito importante para o município. “Vem muita gente de fora, conhecemos pessoas novas, e a cidade fica movimentada. Faz 10 anos que trabalho aqui e gosto muito quando tem exposição”, comenta.

Dionísio Rodrigues Barbosa, funcionário do Sindicato Rural de Bela Vista, trabalha na Expobel há 10 anos

Além das empresas que prestam serviços durante a Expobel, o Sindicato Rural de Bela Vista contrata todos os anos cerca de 30 pessoas, que trabalham dois meses no sistema de diárias.

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

Assim como a Expobel, outras feiras agropecuárias e festas de laços movimentam a economia dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Desde que assumiu a presidência do Sindicato Rural de Bela Vista, Marcelo Loureiro de Almeida vem reivindicando maior empenho do poder público no que diz respeito a realização desse tipo de evento. “Em Bela Vista, em virtude da Expobel, o mês de julho é o segundo mês do ano com maior número de vendas em alguns setores do comércio, ficando atrás apenas do mês de dezembro”, destaca.

Durante a solenidade de abertura da Expobel, que aconteceu no dia 17 de julho, Marcelo Loureiro propôs a constituição de uma Comissão Estadual de Eventos Agropecuários e Esportes do Meio Rural. Segundo ele, “a Comissão terá como finalidade a criação de diretrizes para a realização de eventos desta natureza. Com isso, estaremos organizados e respaldados de argumentos para reivindicarmos aos poderes públicos a viabilização de recursos aos sindicatos rurais para a promoção de feiras, exposições, laçadas e rodeios. As feiras agropecuárias reafirmam nosso status de estado produtor de grãos e carne”.

Empresário João Sadim participa da feira há 12 anos e contratou 23 pessoas para a Expobel 2015

Escrito por: Laura Samudio Chudecki – Fotos: Hermelindo Mendonça