(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) fez uma homenagem a Três Lagoas, que completou 100 anos de emancipação política nesta segunda-feira (15). A parlamentar destacou que sua terra natal tem posição geográfica privilegiada, pois faz divisa com São Paulo, está às margens do Rio Paraná e sobre o Aquífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce do planeta.

A senadora fez uma retrospectiva dos fatos que impulsionaram o desenvolvimento da cidade, como a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, a construção do Complexo Hidrelétrico de Urubupungá, com a Usina de Jupiá, às margens da cidade, e a industrialização.

“A disposição de água, energia, matéria prima e mão de obra, permitiu que, no final da década de 90, Três Lagoas começasse sua transição econômica da pecuária para a industrialização”, lembrou, dizendo que a cidade é um dos mais dinâmicos polos econômicos do região centro-oeste, com mais de 400 indústrias.

“Para este ano, estão previstos investimentos da ordem de R$ 15,7 milhões de reais na ampliação de duas indústrias de celulose e mais R$ 240 milhões na ampliação da fábrica esmagadora de soja. Isso vai representar a geração de milhares de empregos não só para a nossa cidade, mas para todo o Brasil. Ou seja, Três Lagoas pode ajudar o País a superar a crise econômica”.

Três Lagoas: meu mundo, meu quintal

A senadora Simone também leu o editorial que publicou na mídia local em homenagem a cidade.Veja a íntegra do editorial

“Nasci em Três Lagoas. Enquanto viver, serei grata por isso. (…) Com o passar dos anos, deixei Três Lagoas, e mergulhei no mundo dos livros. Neles, aprendi que o mundo era maior do que o meu mundo, estudei os sonhos e necessidades de outros povos, em outros tempos e lugares, construí um campo de estudos e ingressei numa profissão. Casei, tive filhas, plantei árvores.

Mas Três Lagoas era sempre um chamamento dentro de mim, e voltei. O povo três-lagoense me acolheu com generosidade nas minhas campanhas políticas, e me permitiu exercer, por duas vezes, o honroso posto de Prefeita Municipal.

Ao assumir a Prefeitura, muitos foram os problemas e desafios que encontrei. (…) Três Lagoas era um diamante bruto, e cabia a nós lapidá-lo.     Quando perguntada sobre qual seria a minha maior realização como Prefeita, eu poderia citar, por exemplo, a duplicação do número de creches e escolas municipais. Ou o fato de ter triplicado a extensão de vias asfaltadas. Ou ter dobrado o número de clínicas especializadas em saúde pública. Ou a construção da primeira biblioteca pública municipal de Mato Grosso do Sul. Ou ter oferecido à população milhares de casas populares. Ou a revitalização do Balneário Municipal. Ou o incentivo à industrialização, que gerou milhares de empregos de qualidade para os trabalhadores de Três Lagoas e de outras regiões. (…)

Mas, apesar da importância dessas obras, e de tantas outras, o que eu sempre digo é que a minha maior realização como Prefeita, aquela que mais me comove e pela qual quero ser lembrada – mais do que qualquer obra física ou econômica –, foi ter resgatado, no coração das pessoas, o orgulho de viver em Três Lagoas. Esse orgulho estava no interior da alma de cada três-lagoense – só precisava de um pequeno incentivo para fazê-lo vir à luz. (…)

Muitas outras crianças abrirão ainda os olhos em Três Lagoas. Que elas também possam se maravilhar e descobrir o mundo, mas sem perder o orgulho pelos seus quintais – pois são eles, na verdade, que compõem e constroem o mundo.”

Assessoria de imprensa